Notícias do Vale do Paranhana.

Tomou posse, na manhã de ontem, o novo secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Parobé, Oto Petry. Também foi nomeado o diretor Nilvo Magioni. A antiga diretoria da Agricultura e Meio Ambiente já era presidida por Petry, mas agora foi transformada em uma nova secretaria.

Oto Petry já presidiu a Secretaria de Educação por sete anos e mora no município de Rolante. Possui licenciatura em Geografia, é especialista em Geografia — Análise Ambiental e mestre em Geografia — Análise Ambiental e Territorial.

A posse ocorreu às 9 horas, momento em que a equipe de arborização da Divisão de Meio Ambiente da prefeitura podava árvores no bairro Guarani, na Rua Arlindo Beto da Silva. De acordo com Elton Oliveira, microempresário, as árvores cortadas pela prefeitura traziam sombra para os moradores. “Tem até ninho de pássaros, agora as árvores vão ser cortadas só porque um vizinho achou que tinha muitas folhas na calçada”, reclama.

De acordo com o secretário Oto Petry, algumas árvores precisam ser cortadas por causarem riscos ou problemas à população. É o caso das duas árvores no bairro Guarani cortadas ontem. “Tem árvores que ficam muito próximas da fiação elétrica e podem causar algum acidente, além disso, o trabalho está sendo acompanhado por um fiscal, um coordenador de poda e uma bióloga”, explica.

A atitude de alguns moradores, que cortam as árvores que ficam na calçada por conta própria, preocupa Petry. “É complicado fiscalizar, pois somos uma equipe de quatro pessoas em uma cidade com 45 mil habitantes, mas a lei municipal torna imunes as árvores”, comenta.