Notícias do Vale do Paranhana.

O senador Luis Carlos Heinze (PP) destinou ao Hospital Bom Pastor (HBP), de Igrejinha, R$ 100 mil através de emenda individual. A verba auxiliará a instituição na concretização do projeto Para Todos.

A Associação Beneficente de Igrejinha, mantenedora da casa hospitalar, é referência constituída para todos os municípios da Região 6 de saúde da 1ª CRS (Riozinho, Rolante, Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, São Francisco de Paula e Cambará do Sul), com população superior a 230 mil habitantes, nas especialidades de saúde mental, otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgias vasculares e cirurgias de dermatológicas.

Além disso, o HBP é referência em odontologia para pacientes com deficiência para 89 municípios das 1ª, 2ª e 18ª CRS, totalizando 3.227.762 habitantes, realizando 365 procedimentos em 2019. Também é o 2º hospital do Brasil que mais realiza procedimentos bucomaxilofaciais pelo Sistema Único de Saúde, além de disponibilizar toda a linha de cuidado, com consultas, exames de diagnóstico, procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e hospitalares.

O hospital dispõe de 87 leitos de internação, destinando 80% de sua estrutura para o atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e é porta de entrada de urgência e emergência, com mais de 4.500 atendimentos mensais.

— Cuidar da saúde é garantir os direitos básicos dos cidadãos. Sempre priorizei obras e melhorias ligadas ao setor — destacou Heinze.

O envio dos valores atende a pedidos da Bancada do Progressistas de Igrejinha – através dos vereadores Clóvis Werb, Neimar Luiz Parreira, Joãozinho Lopes e Padilha – e da direção do HBP, que esteve recentemente em Brasília apresentando o projeto Para Todos, que, baseado no sucesso do Centro Odontológico, almeja ampliar o atendimento à pessoa com deficiência com a inclusão de novos serviços.

— Se hoje o nosso município é referência é porque, além da Prefeitura e da administração do Hospital Bom Pastor terem se mostrado muito comprometidas com a qualidade dos serviços prestados, temos o apoio de todos os poderes, e o Senador Heinze tem se destacado na atuação de pautas importantes para o Estado e para o município, em especial em temas ligados a saúde, e esses R$ 100 mil auxiliarão muito o HBP para aprimorar os serviços prestados — destacou o líder da bancada, vereador Neimar.