Notícias do Vale do Paranhana.

Na última sexta-feira (4), o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Parobé esteve reuniudo (foto) com os professores das escolas de Ensino Fundamental, na sede da EMEF Idalino Pedro da Silva, e com os professores das escolas de Educação Infantil, na sede da EMEF Professora Ana Maria Fay dos Santos, nos períodos das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Na oportunidade, foi abordado o texto introdutório da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contextualizando suas competências gerais, e construído o documento orientador municipal, com base nas aprendizagens essenciais estabelecidas na BNCC e Referencial Curricular Gaúcho (RCG), que a partir do ano de 2020 serão utilizadas pela Rede Municipal de Ensino.

Durante a construção do documento, também estiveram presentes os professores da Rede Estadual e Privada. A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Fabricia Bonemberger Machado de Oliveira destaca a importância desta construção para os próximos anos.

— A ideia é que se possam construir habilidades e competências, para desenvolvermos em nossos alunos a partir do ano que vem, numa perspectiva de protagonismo dos mesmos e mediação da aprendizagem por parte dos docentes — disse.

De manhã, os professores se organizaram em anos iniciais, e finais os quais se reuniram em grupos divididos por áreas de conhecimento.

Na Educação Infantil, que se reuniu na EMEF Ana Maria Fay dos Santos. Foram debatidos todos os campos de experiência das faixas etárias.

À tarde, os professores das diferentes faixas etárias debateram juntos os campos de experiência, que são: corpo, gesto e movimento, traços som e cor, escuta, fala e pensamento imaginação, espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

A partir desse material, será feita a redação do Documento Orientador Municipal (DOM), que posteriormente irá para o Conselho Municipal de Educação, órgão normatizador do sistema municipal de ensino, para sua aprovação.