Notícias do Vale do Paranhana.

O protagonismo das crianças como seres transformadores em seus espaços e comunidades é um tema cada vez mais urgente a ser debatido. Mas fazer com que esse conceito se torne realidade nem sempre é fácil.

É para ajudar nestes desafios que será realizado no dia 26 de fevereiro, em Igrejinha, o evento Dar Voz as crianças: o que isso significa?, realizado em parceria entre a Zelo Consultoria e Conta Pra Mim Filmes.

No encontro, haverá a exibição do documentário ‘Infância Falada – Histórias de Transformação Baseadas no Diálogo’, uma obra produzida pela Conta Pra Mim Filmes, que tem direção de Hermílio Santos e Kamila Almeida.

Após a exibição do filme, haverá um debate da diretora do filme Kamila Almeida, da pedagoga Carla Silveira, e da psicóloga Flávia Lemes Matte, representante da Zelo Consultoria, com o público. Serão abordadas questões como: o que significa dar voz à criança? Como ela pode participar mais ativamente da vida escolar e familiar? Por que isso é importante para a criança e também para os adultos?

A entrada é gratuita. Para participar, basta realizar a sua inscrição neste link.

SOBRE O FILME

O documentário ‘Infância Falada – Histórias de Transformação Baseadas no Diálogo’ é uma produção da Conta Pra Mim Filmes e do Centro de Análises Econômicas e Sociais da PUCRS (Caes). Foram quatro meses de filmagens, acompanhando crianças participantes dos projetos sociais Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, Ceará; Ser Criança, de Araçuaí, Minas Gerais; Favela News, de Recife; Orquestra Maré do Amanhã, do Rio de Janeiro; e Caminhos da Leitura, de São Paulo.

Filme já teve exibições na New York University e na Columbia University, nos Estados Unidos (Imagem: reprodução YouTube)

Em 53 minutos, o filme é permeado por depoimentos emocionantes e manifestações artísticas dos pequenos, mostrando que suas vidas mudaram muito com as iniciativas sociais. São inúmeros exemplos de crianças e jovens que conseguiram ensinar suas famílias a resolver conflitos por meio do diálogo, com o sonho de levar a paz para sua comunidade. O filme tem financiamento da Fundação Bernard van Leer, da Holanda.

Um teaser pode ser visto no link abaixo:


SERVIÇO

O QUÊ?
“Dar Voz as crianças: o que isso significa?” – exibição do documentário ‘Infância Falada – Histórias de Transformação Baseadas no Diálogo’

QUANDO?
Dia 26 de fevereiro, às 19h30

ONDE?
Sociedade União de Cantores – Rua da Independência, 469, Igrejinha

ENTRADA
Gratuita