Notícias do Vale do Paranhana.

Ao participar da reunião ordinária virtual, hoje (13,) na Comissão de Economia, Desenvolvimento e Turismo da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB) manifestou preocupação com os pagamentos futuros dos empréstimos bancários do setor privado diante da falta de perspectiva de recuperação da economia a curto prazo.

— Precisamos de um plano com medidas urgentes de apoio às empresas cujas atividades foram afetadas pelos efeitos econômicos resultantes do Covid-19 — pondera.

Ao avaliar os riscos para o setor privado, que teve o volume de negócios reduzido drasticamente com a crise sanitária, o deputado fez uma analogia com a grave crise do mercado financeiro internacional ocorrida na primeira década dos anos 2000, gerada pela chamada “bolha imobiliária”.

Esta crise teve início nos Estados Unidos e se entendeu a países da Europa.

— Naquela ocasião, créditos imobiliários foram concedidos a pessoas que não tinham condições e sofreram para pagá-los de volta. A solução veio através da criação de um fundo especial para depósitos subsidiados compulsórios. Com esta medida as empresas puderam buscar recursos com carência, sem cobrança de juros, com condições facilitadas — explica.

Dalciso propôs o debate em busca de soluções do setor público para ajudar a recuperar a economia através de financiamento atrativo ao setor privado para a manutenção das empresas. A preocupação do deputado é com a forma de pagamento dos empréstimos concedidos que as empresas, por falta de faturamento, não vão conseguir pagar, já que a expectativa de recuperação do setor privado com relação às perdas ocorridas durante a pandemia é incerta e a longo prazo.