Notícias do Vale do Paranhana.

Neste fim de semana (17 e 18), o Estado vai celebrar, pela primeira vez, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural – uma proposta da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Em alusão à data, a Sedac propôs aos municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais, que desenvolvessem atividades culturais. Mais de 60 municípios já aderiram às atividades. A secretaria preparou um mapa interativo que traz detalhes da programação em todo Estado, disponível neste link.

A data foi criada por meio do Decreto nº 54.608, de 25 de abril deste ano, e institui o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e sua celebração no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto – nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e diretor da instituição por 30 anos.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, pretende que esta seja a sua marca de gestão à frente da Sedac.

— Certa vez me perguntaram que marca eu gostaria de deixar na cultura do Estado. Eu respondi que o Dia do Patrimônio. Nossa ideia é abrir o Palácio Piratini para as pessoas; permitir que elas possam se reconhecer em espaços do nosso patrimônio cultural — destaca.

PROGRAMAÇÃO NA REGIÃO

TAQUARA

O QUÊ?
Museu do Cimol
O Museu de História da Tecnologia Harald Alberto Bauer abrirá as portas para visitas guiadas/mediadas A entrada é gratuita. O local, que tem aproximadamente três mil itens, narra a evolução tecnológica em uma viagem de mais de 100 anos. No local, há espaço dedicado para motores a combustão, a vapor e geradores. Para a computação, com computadores, discos rígidos, disquetes, impressoras e plotters. Estande com equipamento audiovisual vintage, com destaque como rádio/TV, reprodutores de música, máquinas fotográficas, projetores de filmes e filmadora.

(Foto: André Amaral/TCA)

ONDE?
Museu de História da Tecnologia Harald Alberto Bauer.

QUANDO?
Sábado, dia 17, das 9h às 17h (sem fechar ao meio dia).

INFORMAÇÕES
marcusbauer@gmail.com / analucia@tca.com.br

O QUÊ?
Origens do Carnaval
Lançamento do projeto Origens do Carnaval em Taquara contemplado no edital FAC Folclore de 2018. O momento será iniciado com uma intervenção artística com a atriz Maura Rodrigues abrindo a roda de conversa entre a pesquisadora e jornalista Jéssica Ramos da Silva e os idosos e público em geral sobre os carnavais, clubes e festas de antigamente. Entrada gratuita, mas será necessária a identificação por ser um local privado e residencial de idosos.

ONDE?
Asilo Opus Dei Residencial – rua Ernesto Alves, 2986 Centro – Taquara

QUANDO?
Sábado, dia 17, às 15h,

INFORMAÇÕES
nessa.prod@gmail.com

O QUÊ?
Marsul
Abraço ao Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul) – roda de chimarrão com conversa e mini exposição.

ONDE?
Pátio do Marsul, Avenida Sebastião Amoretti, 6310, km 04

QUANDO?
Sábado, dia 17, às 15h

ROLANTE

O QUÊ?
Exposição fotográfica do acervo do Museu Histórico de Rolante: “Um olhar para o passado”. Curadoria de Igor Tieres Glaeser – Graduação em História e Coordenador do Museu Histórico de Rolante. (Em caso de chuva o evento será cancelado).

ONDE?
Praça da Matriz – Av. Getúlio Vargas – Centro/Rolante

QUANDO?
Sábado, dia 17, das 14h às 17h

INFORMAÇÕES
igortieres@gmail.com

IGREJINHA

O QUÊ?
Seminário: A Germanização da Oktoberfest de Igrejinha. A atividade se destina a promover a socialização de saberes sobre a cultura germânica que dá sentido à realização da Oktoberfest na nossa cidade. Para tal, os coordenadores das equipes de decoração, cultura, gastronomia e germanização, apresentarão as novidades da edição deste ano com as respectivas justificativas culturais.

ONDE?
Vila Germânica do Parque de Eventos Almiro Grings – Parque da Oktoberfest

QUANDO?
Sábado, dia 17

INFORMAÇÕES
liege@oktoberfest.org.br