Notícias do Vale do Paranhana.

No último dia 11, foi realizado na Secretária de Obras, reunião falando sobre o Desenvolvimento Regional Sustentável. Estava presente o Gerente do Banco do Brasil de Taquara, Fábio de Oliveira Ribas, e secretários municipais.

O objetivo da palestra foi explicar o que DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) promove, quais são suas propostas e a cooperação necessária ao desenvolvimento do trabalho. Foi mencionada a responsabilidade do projeto com a qualidade de vida, a sociedade, a preocupação com o meio ambiente e a cultura local.

Em fase de articulação desde maio do ano passado, o DRS, que é composto de várias entidades de Taquara sob a coordenação do Banco do Brasil, vem multiplicar o setor leiteiro da região. O trabalho inclui visitas às propriedades rurais, para que os representantes de entidades e os produtores conheçam técnicas de manejo do gado de leite, bem como o uso de novas tecnologias e outras práticas inerentes à atividade.

O DRS tem como proposta a capacitação de produtores, que é feita através da Faccat, assim como oferecer linhas de crédito especiais, que serão subsidiadas pela Prefeitura, também mostra aos produtores a necessidade de um aprimoramento técnico constante diante da competitividade cada vez maior do mercado.

Conforme saliente Ribas, mais de 70% dos produtores não tinham financiamentos, linhas de créditos para seus trabalhos, hoje este número já diminuiu. A idéia, segundo ele, não é parar com a produção do leite, mas após a adequação da estrutura, iniciar o turismo rural, por exemplo. O objetivo é aumentar a produtividade, dobrar a quantidade produzida, que é hoje de 1,02 milhões de litros. Em nível de município, a meta é aumentar a produção em até 50%, aumentando-a de 8 milhões para 12 milhões de litros, visto que há em Taquara mais de 300 famílias que produzem leite. O orçamento total do projeto nesta primeira fase, que tem um prazo de execução fixado em cinco anos é de R$ 3.394.000,00.

Para repassar mais informações sobre o Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), foi realizado no último dia 14, na AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, palestras abrangendo o tema. Sobre o DRS, a professora e Gerente do Núcleo de Extensão Empresarial da Faccat, Nara Maria Muller, foi quem ministrou a palestra. “Perspectivas e desafios para o setor leiteiro”, foi a palestra ministrada por Ernesto Ênio Budke Krug. Ambas as palestras, foram direcionadas ao setor leiteiro.