Notícias do Vale do Paranhana.

As atrações do 33º Sonho de Natal de Canela foram apresentadas em coletiva de imprensa realizada na noite de quarta-feira, 28, na Churrascaria Garfo e Bombacha. Também foram divulgados os protocolos de segurança em saúde que estão sendo aplicados no evento, que teve início no dia 22, com a realização do projeto Árvores do Sonho, e se estenderá até o dia 10 de janeiro de 2021. A surpresa ficou por conta da chegada antecipada do Papai Noel.

Sob a direção de Anderson Moraes, diversos talentos locais se revezaram no palco mostrando que, mais uma vez, Canela valoriza os profissionais locais e acredita que um evento comunitário precisa ter, na sua essência, a efetiva presença e participação da comunidade.

Músicos, cantores, bailarinos e atores contaram a história do Sonho de Natal dos três últimos anos. No palco e no telão, o público pode acompanhar a evolução do evento a cada edição. A chegada da Covid-19 foi lembrada, mostrando o quanto a pandemia impactou o mundo e como ela ainda está presente e é perigosa.

O DESAFIO

A edição de 2020 do Sonho de Natal vem sendo trabalhada pela equipe de Secretaria de Turismo e Cultura de Canela desde o início do ano. Quando o vírus se estabeleceu e se alastrou pelo mundo, todos ficaram apreensivos com o futuro do evento, mas ninguém deixou de trabalhar e acreditar que ele iria acontecer. Mas para que isso fosse possível, uma série de mudanças foram necessárias. Tudo foi repensado para que a arte e o encantamento de milhares de pessoas pudessem ser mantidos, mas que a saúde estivesse em primeiro lugar.

PROGRAMAÇÃO

O diretor artístico Elias da Rosa fez a apresentação das atrações programadas, destacando que neste ano o evento é uma mescla das atrações de contemplação (como a decoração da cidade) e as virtuais (como as Lives). Além do projeto Árvores do Sonho, foram apresentados.

A Parada de Natal, que inicia nesta sexta-feira, 30 (e segue até o dia 08/01, de quintas a domingos) e consiste em um cortejo com carros decorados que irão passar pelo Centro de Canela; o Louvores do Sonho, apresentações de músicas que fazem referência ao nascimento de Jesus, sendo transmitidas on-line (nos dias 06, 07 e 08/11).

A Casa do Papai Noel (que inicia no dia 19/11 e se estende até o dia 25/12, na Praça João Corrêa); o Acordes Live, que são shows com músicas natalinas transmitidos on-line (nos dias 20, 21 e 22/11); e o Festival Gastronômico de Canela, que será realizado nos dias 08, 09, 10, 15, 16 e 17/01, na Praça João Corrêa.

— Nesse ano procuramos tratar a programação artística não apenas como um festejo, mas como uma reflexão de que estamos em busca da cura e da nossa saúde mental. O momento em que vivemos faz com que tenhamos um cuidado maior com a nossa família, conosco e com o próximo — destacou Elias da Rosa.

ESPETÁCULOS

Dois espetáculos considerados os destaques da programação do 33º Sonho de Natal de Canela serão realizados de forma virtual. “A Fábrica de Sonhos” – que apresenta a tradicional descida do Papai Noel (executada por um grupo de alpinistas) do alto da torre de 65 metros de altura da Catedral de Pedra e o espetáculo “Vida”, a nova atração dessa edição, serão transmitidos diariamente nos canais digitais do Sonho de Natal de Canela e do Canela Paixão Natural.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

Seguindo a programação prevista para a noite, a diretora de eventos da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela, Camila Pavanatti, apresentou os protocolos sanitários destinados a promover a segurança em saúde da comunidade e visitantes durante todo o evento:

1 – Orientação de público por monitores treinados;
2 – Disponibilização de totens de álcool gel;
3 – Distribuição gratuita de máscaras;
4 – Sanitização quinzenal dos espaços públicos;
5 – Higienização constante das superfícies de contato;
6 – Projeção de orientações na fachada da Catedral de Pedra;
7 – Utilização do sistema de sonorização para reforço constante das orientações acerca das medidas de proteção;
8 – Demarcação do solo em frente à Catedral de Pedra para manter distanciamento entre o público;
9 – Instalação de comunicação visual em frente à Catedral de Pedra com orientações;
10 – Utilização de EPIs por toda a equipe e colaboradores;
11 – Transmissão online diária dos espetáculos pelas redes sociais da Secretaria de Turismo e Cultura;

HOMENAGEM

Uma homenagem ao diretor artístico do Sonho de Natal, Elias da Rosa, também foi realizada. Ele recebeu uma placa em reconhecimento a sua dedicação e empenho para tornar o Sonho de Natal um evento inesquecível e grandioso.

CHEGADA DO PAPAI NOEL

Mas a noite reservou uma surpresa, a chegada do Papai Noel. O principal personagem do evento fez sua aparição para comunicar que neste ano, em virtude do alerta com a saúde em função da pandemia, a sua tradicional chegada escalando a torre da Catedral de Pedra precisou ser repensada.

Ao lado do Papai Noel, o secretário de Turismo de Cultura, Ângelo Sanches, explicou que, para evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas no entorno da catedral, o evento ganhará um novo formato, será virtual.

— Canela se reinventou, ousou, teve coragem. Mas nesses últimos dias fomos surpreendidos pelo aumento da curva do Covid. Respeitar a integridade e a saúde de cada cidadão é uma obrigação. Então, precisamos recuar neste momento. Temporariamente nossos espetáculos serão apresentados na versão virtual — explicou Ângelo.

UMA IDEIA

— Quando vocês eram crianças, esperavam pelo Papai Noel, mas não viam ele chegar em suas casas não é mesmo? Pois esse será o espírito desse Sonho de Natal, no qual não veremos o Papai Noel chegar ao vivo, mas teremos a oportunidade de vê-lo descer a torre todos os dias, de forma virtual, cada um em sua casa, através de seus celulares e computadores — revelou Ângelo.

A transmissão dos espetáculos “A Fábrica de Sonhos” e “Vida” será feita diariamente nos canais digitais dos perfis Canela Paixão Natural e Sonho de Natal de Canela, no Facebook, Instagram e YouTube.

SERVIÇO

O quê?
33º Sonho de Natal de Canela

Quando?
De 22 de outubro de 2020 a 10 de janeiro de 2021

Site oficial
Instagram.com/sonhodenatalcanela
Facebook.com/sonhodenataldecanela