Notícias do Vale do Paranhana.

O fim deste ano letivo veio com conquista para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rolante. O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) recebeu conceito 5, nota máxima em processo avaliativo de reconhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC). A divulgação ocorreu nesta terça-feira (18).

Durante dois dias de avaliação, a comissão de avaliadores do Inep/MEC visitou as instalações físicas do campus, analisou uma série de documentos, como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios da Autoavaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do curso, entre outros, e realizou diversas reuniões com gestores, docentes e discentes.

A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Os conceitos variam em uma escala de um a cinco, sendo cinco considerado “excelente”.

EMPENHO, ORGANIZAÇÃO E DEDICAÇÃO

O diretor-geral do campus, Jesus Borges, comenta que, mesmo diante de adversidades comuns de um campus novo e em implantação, a equipe está de parabéns.

— As instalações ainda precisam de melhoria e ampliação, e o próprio curso de TPG recém está fechando três semestres de funcionamento, mas graças ao empenho da equipe, a organização e dedicação da coordenadora do curso, professora Aline Schuh, conseguimos mostrar este desempenho e prestar todas informações demandadas pelos avaliadores. Durante a reunião de encerramento, eles deixaram claro que estavam impressionados e satisfeitos com o que puderam observar em nossa instituição — relata Borges.

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais é o primeiro – e por enquanto o único – curso superior do Campus Rolante. Teve início no segundo semestre de 2017. A primeira turma tem formatura prevista para o final de 2019.