Notícias do Vale do Paranhana.

Há nove anos o Coro Municipal de Rolante vem encantando a comunidade rolantense e outras cidades por onde passa com o seu repertório que mescla canções populares, sacras e regionalistas.

Além das inúmeras apresentações do coro, dentro e fora do município, sejam de caráter mais formal ou artístico, desde 2017, o Coro Municipal de Rolante recebe e sedia juntamente com Prefeitura e Departamento de Cultura, o Festival de Coros do RS, promovido pela Federação de Coros do Rio Grande do Sul (Fecors).

Desta forma, passando a fazer parte oficialmente do calendário de eventos do município. O Coro é regido pelo maestro Giovani Costa e conta, atualmente, com 28 cantores, divididos em quatro naipes.

— Todos da comunidade estão convidados a integrar o Coro Municipal. Para participar não é preciso saber música nem ser cantor profissional. E, sim, gente nova pode (e deve) cantar com pessoas mais experientes. Todos aprendem uns com os outros, independente da idade. Essa mistura de idades, culturas e realidades, num coro, são fundamentais. Evidentemente, os inscritos passam por uma audição para saber se a pessoa é minimamente afinada — salienta o maestro.

O maestro explica, ainda, que aqueles que têm algum problema de afinação permanecerão como ouvintes nos ensaios, participarão das viagens e atividades do Coro e, após três meses, serão novamente submetidos a outra audição, até que possa se encontrar em condições de ingressar no grupo. Não existe limite de idade, só idade mínima para ingressar, que é de 16 anos.

— Participar do Coro Municipal de Rolante é uma oportunidade de aprendizado e de integração com a cidade. Procuramos mostrar que o canto coral pode ser requintado, divertido, lúdico, mas tem um trabalho muito sério — fala Costa.

Os ensaios terão início no dia 20 de fevereiro e acontecem nas quartas-feiras, das 19h às 21h, no Espaço Cultural, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 62.

INTERESSADO?

Interessados em participar podem inscrever-se junto ao Departamento de Cultura, através do telefone (51) 3547-1351, e agendar sua audição, que será realizada no dia 13 de fevereiro, das 19h às 21h, no Espaço Cultural.