Notícias do Vale do Paranhana.

Com data limite nesta quarta-feira (22), se encerram as convenções partidárias para definição dos candidatos a prefeito e vice na eleição suplementar de Parobé.

O pleito marcado para março poderá ter um quadro inchado de postulantes ao comando do Executivo, já que até cinco nomes estão na disputa interna para obter a respectiva homologação. Prefeita em exercício desde dezembro, Maria Eliane Nunes (MDB) fica no cargo até, no máximo, o dia 30 de março, já que este é o prazo máximo para diplomação dos eleitos segundo o Tribunal Regional Eleitoral.

A surpresa está no MDB. O partido apoiará o vereador Moacir Jagucheski (Cidadania). O parlamentar foi prefeito interino por 1 ano e 8 meses, até o emedebista Irton Feller receber aval da Justiça para assumir. Feller ficou no cargo apenas 1 ano e 4 meses até o afastamento. Jagucheski ainda terá na chapa o Progressistas.

O PDT está muito próximo de fechar coligação com o PL. O empresário Diego Picucha (PDT), segundo colocado na eleição de 2016, é quem deve liderar esta frente. Já o vice deve ser o vereador Alex Bora (PL).

A tendência no PT é disputar a suplementar com chapa pura. A Executiva decidiu indicar a vereadora Maristela Rossatto à prefeitura. Em aberto está o vice: Claudemir Barbosa da Silva ou Cleocir de Oliveira.

PTB E REPUBLICANOS

Quem também se movimenta nos bastidores para lançar candidatura própria são o PTB e o Republicanos. Os petebistas apostam em Olavo de Vargas. Por outro lado, o antigo PRB sonha alçar voo solo na eleição suplementar deste começo do ano. O vereador Gilberto Gomes foi o escolhido pela legenda. O parlamentar diz atuar com objetivo de fechar alianças para concorrer ao Executivo. Destes cinco partidos, só o Republicanos já fez convenção. Os demais batem martelo ainda hoje.

AS ELEIÇÕES

No dia 8 de março, das 8 às 17 horas, ocorre a eleição suplementar do município de Parobé. Os eleitos terão a missão de governar a cidade do Paranhana num mandato tampão até 31 de dezembro deste ano.

*Com informações do jornal NH