Notícias do Vale do Paranhana.

O Hospital Bom Jesus (HBJ), de Taquara, começa a retomar atendimentos nesta terça-feira (2). Amanhã, entram novamente em operação os serviços de mamografia e de ecografia. Em 16 de abril, a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), de Porto Alegre, assumiu a gestão da instituição de saúde.

As áreas de dependência química e de saúde mental têm previsão de receber pacientes em 4 de junho. Serão abertas 15 vagas masculinas e haverá reformas mais amplas para adequar as vagas femininas, com previsão de início em três meses. O presidente da AHVN, Dirceu Dal’Molin, afirma que também estão sendo feitas adequações físicas no espaço.

Outra expectativa é para a retomada dos serviços de endoscopia e colonoscopia, a partir de 15 de junho, bem como a realização de consultas de cirurgia geral e de traumatologia.

NOVO CORONAVÍRUS

Desde que assumiu a gestão do Hospital Bom Jesus, houve a reativação de dez leitos de UTI (foto abaixo) e a instalação de 20 leitos de internação clínica, possibilitando o atendimento de pacientes do Vale do Paranhana, de São Francisco de Paula e de Cambará do Sul que tenham sido diagnosticados com a Covid-19.

No dia 4 de maio, também foi retomado o setor de oncologia, já que os atendimentos aos pacientes estavam interrompidos desde 10 de março, data do fechamento da instituição de saúde. Os casos novos de câncer estão sendo pactuados para iniciarem o agendamento com a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do RS, preferencialmente para aqueles que não necessitam de cirurgia.

UTI conta com dez leitos e dez respiradores

*Com informações do jornal NH