Notícias do Vale do Paranhana.

Unindo arte, cinema e sustentabilidade, o Cinesolar levou um grande público à Praça Marechal Deodoro, em Taquara, na noite deste segunda-feira (3).

O projeto, uma inovadora iniciativa de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, apresentou uma sessão com o Especial de Natal da Turma da Mônica, “As Doze Badaladas dos Sinos de Natal” e “Véspera de Natal”, animações, dirigidas pelo cartunista Maurício de Sousa, além dos curtas brasileiros “Gente Grande”, “Procura-se” e “Um Rio”.

Um dos parceiros do Cinesolar, a Ecooar, faz compensação voluntária de carbono plantando a cada sessão de cinema, uma árvore nas proximidades do município de Garça (SP), registrando esta árvore com o nome da cidade que recebeu o evento. Taquara terá uma árvore com seu nome, segundo relatam os organizadores do Cinesolar.

70 MIL KM PELO BRASIL

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, realizou cerca de 849 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens e longas, em 325 cidades de todo o País, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes.

REALIZAÇÃO

O evento é promovido através da Lei Rouanet, tem o patrocínio pela CPFL Energia, parceria Instituto CPFL, RGE, Associação Cultural Simbora, Semearte Productil, realização Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal. O apoio local é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE).