Notícias do Vale do Paranhana.

A Secretaria de Meio Ambiente de Taquara informa à comunidade que o castramóvel – veículo adaptado para a castração gratuita de animais (cães e gatos) – precisou de reparos no telhado, ficando sem atendimentos nas últimas semanas.

A assistência aos animais será retomada na próxima semana, no bairro Santa Maria, nas proximidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Alípio Alfredo Sperb. A ação de castração atenderá os animais de rua daquela localidade.

Em toda história de Taquara nunca houve políticas públicas destinadas aos animais. Mesmo com dificuldades a Administração Municipal procura atender esta necessidade da população que envolve também a saúde pública do município.

Projeto atende proprietários de baixa renda

O projeto Castramóvel busca atender, com castração gratuita, inicialmente, cães e gatos de rua e animais cujos proprietários sejam beneficiários de programas sociais e/ou se enquadram em situação de vulnerabilidade.

As pessoas que necessitam deste benefício e se enquadram nos requisitos previstos, neste momento da iniciativa, devem retirar o checklist dos documentos na Secretaria de Meio Ambiente (rua Dr. Edmundo Saft, 2926).

Após ter em mãos todos os documentos, inclusive o atestado de vulnerabilidade social, expedido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, o próximo passo é protocolar o pedido no protocolo geral da Prefeitura (rua Tristão Monteiro, 1339). O pedido então será encaminhado ao Meio Ambiente que entrará em contato com a pessoa para a castração do seu animalzinho.

O serviço de castração será efetuado em eventos previamente agendados e divulgados.