Notícias do Vale do Paranhana.

Um encontro em clima de confraternização (foto) marcou o encerramento do ano no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Volta por Cima. A atividade aconteceu na sede do próprio Centro, nesta quarta-feira (12), reunindo pessoas que são atendidas pelo serviço, seus amigos, familiares e equipe de trabalho.

Na ocasião, com a participação do ex-estagiário de psicologia e músico Danlei Michaelsen, houve apresentações musicais espaço para convívio e degustação de lanches. Também houve distribuição de floreiras, confeccionadas pelos próprios pacientes em oficinas do Centro.

O evento de confraternização de fim de ano já é tradicional no CAPS e o local onde ele ocorre é definido coletivamente, em uma assembleia.

— Neste ano eles decidiram fazer o encontro aqui mesmo, que é um lugar familiar, onde eles se sentem bem. É uma atividade muito importante pelo seu conho de socialização. Além disso, marca a passagem do Natal de uma forma com que eles se sintam confiantes e fortalecidos — comenta a terapeuta ocupacional Luciane Salvador.

O SERVIÇO DO CAPS

No Centro, são atendidas pessoas que representam intenso sofrimento psíquico, envolvendo prejuízos diversos, que podem ser sociais, laborais, físicos e outros, além de usuários de substâncias psicoativas. Só em 2017, a unidade realizou mais de 16 mil atendimentos.

A equipe conta com quadro especializado, atende em sede específica e seus serviços compreendem, por exemplo, acolhimento, atendimento individual, atendimento em grupo (de mulheres, dependência química e de familiares), atendimento médico, oficinas terapêuticas (marcenaria e meio ambiente), atividades de convívio.