Notícias do Vale do Paranhana.

Com o objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho, o projeto “Capacitar para Incluir” formou mais 31 pessoas, em sessão solene de certificação realizada, no dia 11 de dezembro, no Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac). Formaram-se 16 pessoas no curso Excelência no atendimento para garçom, e 15 no curso Técnicas básicas para manicure.

O “Capacitar para Incluir” iniciou em julho de 2018, sendo uma parceria efetivada por meio de convênio entre o SENAC/Taquara e a Prefeitura de Taquara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.

— É mais um momento de alegria para todos nós que estamos empenhados em promover o desenvolvimento profissional de pessoas da nossa comunidade. A partir de hoje elas passam a contar com um certificado importante do Senac em seus currículos — observa o secretário Araújo.

A iniciativa visa proporcionar às pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família qualificações para a integração ao mercado de trabalho. A ideia é que toda a família participe, sendo destinados cursos para crianças e adultos, a partir dos oito anos de idade.

Participante do curso de Manicure, Alessandra Jardim Hinschink, disse ter gostado do curso.

— Aprendi técnicas de como fazer um bom acabamento na unha, a professora cobrou muito a perfeição e a utilização dos materiais — lembra Alessandra.

Zaqueu de Lima Moraes foi um dos concluintes do curso para garçom.

— O curso foi ótimo atendeu as minhas expectativas, além de me ajudar como pessoa, me fortalecendo e incentivando para a vida — revelou Moraes, que luta contra uma depressão há bastante tempo.

Ao todo, serão proporcionados dez workshops motivacionais e oito cursos de capacitação, simultaneamente, até dezembro deste ano, prevendo a participação de cerca de 600 pessoas, com entrega de certificados a todos. O investimento de R$ 28 mil reais, para suprir o convênio, advém do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGDM) Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social.

Já foram realizados os workshops “Como alcançar seus objetivos?” e “Como elaborar meu currículo?”, cursos de Informática fundamental (08 aos 10 anos), Informática fundamental para o Trabalho (14 aos 24 anos), curso de Empregada Doméstica, Excelência no Atendimento para Garçom e Técnicas básicas para manicure.

PRESENÇAS

O evento contou com a presença do professor do curso “Excelência no atendimento para garçom”, Renato Altenhofen; do presidente da Câmara de Vereadores, Guido Mário Prass Filho; do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo; da coordenadora do Programa Bolsa Família, Clarice Quadros e da diretora do Senac/ Taquara, Andressa Custódio.