Notícias do Vale do Paranhana.

Além da competição principal, no Parque das Laranjeiras, com provas da II Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom, na programação marcada para os dias 27, 28 e 29 deste mês acontecem provas no centro da cidade, para possibilitar a aproximação da população com o esporte, que por mais de trinta anos leva o nome de Três Coroas para o mundo.

Que este ano será importante para a história da canoagem brasileira não restam dúvidas, pois o país volta a receber a principal competição internacional de canoagem, em setembro, quando o Canal Olímpico do Rio de Janeiro vai sediar o Mundial da categoria. Outras edições já aconteceram no Brasil em 2007, em Foz do Iguaçu/PR, também em 1997, em Três Coroas/RS.

Considerada uma das melhores pistas para a modalidade em todo o mundo, a pista usada nos Jogos Olímpicos de 2016 já recebeu a primeira etapa da Copa Brasil de Canoagem, realizada no último mês. A segunda etapa será onde tudo começou, o Parque das Laranjeiras recebe competições de nível nacional todos os anos, mas desta vez vai dividir a atenção do público trescoroense com uma pista que será montada no centro da cidade, no espaço junto aos decks, “entre as pontes”, que vai receber na sexta-feira (27), a partir do meio dia, as provas da Segunda Divisão da canoagem.

No sábado (28), o Parque das Laranjeiras vai receber as provas principais. Primeiro acontecem as classificatórias, no domingo (29) os melhores atletas do Brasil estarão novamente nas águas do Rio Paranhana, disputando as finais, que servem de preparação para o Mundial de setembro.

O envolvimento da Cidade Verde com as competições de canoagem, que a Asteca procura resgatar, já era uma característica no ano de 1988 (foto), data deste registro encontrado em um álbum do Museu Municipal de Três Coroas

Em contato com a reportagem do TCA, o presidente da Asteca, Jean Möller, revelou o objetivo da realização de provas no centro da cidade — Queremos mostrar a prova para os trescoroenses, que muitas vezes não podem ou não conseguem ir até o Parque das Laranjeiras pra ver as competições — falou o presidente, que também conquistou uma das medalhas que a Asteca trouxe da primeira etapa, no último mês, e ainda convidou a população que puder, para acompanhar as provas da competição no final de semana.

Para celebrar o final de semana da canoagem, no domingo à tarde haverá um show com o pop rock/reggae da banda Naye, à partir das 15h, no Parque das Laranjeiras.

A Naye é formada por Gabi Vetorazzi (voz e violão), Rômulo Vettorazzi (baixo) e Gabi Schneider (bateria). Focada nas músicas autorais, ela tem marcado para o começo de junho o lançamento da música “Pra ficar bem”.

O ingresso para entrar no Parque Municipal das Laranjeiras custa R$ 8,00. Já o valor para acampar de sábado a domingo é de R$ 20,00.

O evento reunirá cerca de 200 atletas de todo país. A competição faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Canoagem e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

Fotos Canoagem: Arquivo CBCa (Nov/2017)