Notícias do Vale do Paranhana.

Nesta quinta-feira (8), a Brigada Militar, por meio do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), realizou a solenidade de formatura de 26 novos policiais militares do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM 2018/2019), do Polo Igrejinha.

O curso iniciou em 12 de novembro de 2018 e teve um total de 1.675 horas-aula. Nesse período, os alunos-soldados receberam conhecimentos específicos da atividade policial militar, disciplinas de direito (penal, penal militar, processo penal militar e institucional), sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, decisão de tiro, entre outras abordagens.

Ao todo foram 23 cidades que realizaram CBFPM 2018/2019, formando cerca de dois mil novos soldados. A distribuição dos novos PMs será realizada de forma estratégica pelo comando da Corporação. A área do 1º BPAT deverá receber um incremento de efetivo, o que deve resultar em reforço da segurança pública na região.

Durante a cerimônia, os formandos receberam o diploma de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, que equivale a um curso superior. Além disso, eles recebem uma cobertura branca, que simboliza o trabalho ostensivo na Brigada Militar. Ou seja, estarão aptos a trabalhar nas ruas de todo o Rio Grande do Sul.

Os critérios de distribuição dos brigadianos se dará de duas maneiras: a primeira delas é fazer com que todos os municípios gaúchos tenham pelo menos cinco PMs, o que leva 256 soldados para 153 municípios, e também contemplar as 18 cidades mais perigosas e maiores do Estado com 1.127 policiais, para abranger o Programa RS Seguro.

IMAGENS