Notícias do Vale do Paranhana.

Integrando as medidas de segurança promovidas em Taquara, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (SMSTMU) com apoio do Instituto Vitória, realizaram, na manhã, da sexta-feira (31), a desinfecção de cerca de 2200 veículos. A ação ocorreu nas ruas Marechal Floriano e Tristão Monteiro, dois dos acessos ao município.

Todos os veículos (carros, motos, caminhões) que adentraram as vias, receberam pulverização desinfetante nos pneus (foram utilizados 260 litros de produto), e, a aferição da temperatura corporal, feita por meio de termômetro digital, foi efetuada em motoristas com veículos de outras cidades, acerca do fluxo intenso do trânsito.

Segundo o secretário responsável pela pasta, Rafael Rosa, mais duas desinfecções como esta estão programadas para a próxima semana, na segunda e sexta-feira.

— Hoje concentramos nas ruas Marechal Floriano e Tristão Monteiro. Mas essas ações vão ocorrer em outros pontos de entrada da cidade, como na rua Federação com a RS 239, na rua Pinheiro Machado com a RS 115 e na Avenida Sebastião Amoretti — informa o secretário.

Segundo o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o Executivo está empenhado, desde o início da pandemia, na determinação de medidas de higiene e de proteção ao cidadão, mas que a conscientização de cada pessoa é o que otimizará qualquer precaução promovida pela municipalidade.

— Desde o início da pandemia, antes mesmo que algum caso estivesse em Taquara, o Município iniciou uma série de medidas para tentar minimizar os efeitos dela como capacitação a profissionais de saúde, criação de equipe multidisciplinar, do Gabinete de Crise, do Centro de Covid para atendimento de pessoas com sintomas gripais, depois criamos a Unidade de Referência a Covid-19. Há distribuição do kit Covid de medicamentos, um Disque Vigilância e um Disque Denúncia. Conseguimos novas salas de UTI e novos respiradores ao Hospital Bom Jesus, promovemos a desinfecção constante nas ruas e espaços públicos, fiscalização em toda cidade e interior, além de duas medidas pioneiras em nossa cidade como a higienização dos calçados e a lavagem diária das calçadas dos estabelecimentos comerciais, dentre outras ações realizadas pelas secretarias municipais diariamente para conter o avanço da doença em nossa região — elenca Tito.