Notícias do Vale do Paranhana.

A audiência pública que vai debater a segurança e a viabilidade para produção de energia no Sistema Salto de Usinas, no Vale do Paranhana, foi marcada para o dia 1º de abril.

A informação foi dada pelo autor da proposta, deputado Dalciso Oliveira (PSB), em reunião realizada nesta terça-feira (12) pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia legislativa.

Aprovada no último dia 26 de fevereiro, a atividade vai discutir o papel das barragens Divisa, Blang, Salto, Bugres, Canastra, Toca, Passo do Inferno e Laranjeiras, que compõem o Sistema.

Também serão analisados os riscos que elas representam para as populações lindeiras.

— Precisamos de maiores detalhes sobre o funcionamento dessas barragens, o nível de segurança que elas possuem atualmente, as possibilidades de geração de energia e a manutenção das mesmas ao longo do tempo — ponderou Dalciso já que há informações de que algumas estão em funcionamento e outras não.

O parlamentar informou, ainda, que está recebendo manifestações de associações esportivas e de turismo de aventura da região que se interessaram pelo debate e demonstraram preocupação com a possibilidade de serem construídas outras barragens na serra, o que prejudicaria as práticas esportivas na região.

A audiência será realizada, às 18h30, no Centro de Cultura do município de Três Coroas (Rua Tristão Monteiro, 432).