Notícias do Vale do Paranhana.

No início de novembro, após a surpresa de chegar em casa no bairro Santa Rosa, em Taquara, e ver a residência – recém construída – arrombada, o músico Willian Souza, 26 anos, constatou que, além de eletrodomésticos, seu objeto de trabalho havia sido furtado: um acordeon avaliado em R$ 6,5 mil.

— Foi uma experiência chocante. Eu nunca havia sido vítima de furto. Morei por 26 anos próximo à Faccat, onde sempre fui acostumado a ter a casa aberta. É complicado. Me esforcei para construir uma casa junto com minha esposa e, um mês e meio depois da mudança, acontece isso — lamenta “Gaita”, como é conhecido entre os amigos.

Apesar da formação de músico tradicionalista, trajetória iniciada em Taquara com o grupo Porteira de Estância, Willian toca há seis anos no projeto Preserve Reggae, que envolve, além da música, um trabalho de conscientização ambiental.

— Entrei no reggae a convite do amigo Fernando Spok. Ele que apostou na jogada de inserir o acordeon nessa levada musical. Tocamos juntos desde então principalmente em pubs, que é onde consigo tirar um extra, já que também trabalho como marceneiro — recorda.

O instrumento furtado (foto abaixo) é italiano, de cor vermelha, da marca Paolo Soprani, utilizado por ele há um ano e meio.

— Existe um valor sentimental envolvido com o acordeon. Não tenho muita expectativa de recuperá-lo, mas a esperança é a última que morre — confessa.

O contato para quem tiver informações sobre o acordeon é (51) 9781-3917.

COM UMA PEQUENA AJUDA DOS AMIGOS

Willian conta que, devido ao apoio dos amigos, não precisou cancelar a agenda de shows.

— Um amigo, o Matheus Cavichioni, emprestou o acordeon dele para eu continuar a tocar. É sempre complicado emprestar um instrumento, já que se trata de um bem sentimental. Mas sem pestanejar ele ofereceu. Não tenho palavras para agradecer meus amigos — conta.

Falando em amigos, os pais e os parceiros do “Gaita” organizaram um evento para ajudá-lo a levantar um dinheiro para adquirir um novo instrumento. O jantar dançante Amigos do Willian vai acontecer nesta sexta-feira (6) em Taquara, no CTG O Fogão Gaúcho (veja o serviço abaixo). Além de comida, claro, haverá muita música tradicionalista.

— É gratificante ver como os amigos ajudam nessas horas. Se você faz o bem, o bem retorna para você — reflete o músico.

SERVIÇO

O QUÊ?
Jantar dançante Amigos do Willian

QUANDO?
Sexta, dia 6 de dezembro, às 20h

ONDE?
CTG O Fogão Gaúcho – Rua General Frota, número 2535, Taquara

INGRESSOS
20 reais o cartão – podem ser adquiridos na hora