Notícias do Vale do Paranhana.

A CCR ViaSul, concessionária que administra a BR-290 (free way), estima que aproximadamente 90 mil veículos se desloquem às praias do litoral norte gaúcho pela rodovia entre a sexta-feira (24) e o sábado (25). Na sexta, a expectativa é de que 55 mil veículos passem pela praça de Santo Antônio da Patrulha em direção às praias.

Já no sábado, a previsão é de que 35 mil veículos façam o mesmo deslocamento. Com o objetivo de evitar congestionamentos nos períodos de maior movimento, a concessionária indica os melhores horários para viajar: na sexta até as 14 horas e após as 22 horas e no sábado a partir das 12 horas. No domingo (26), para o retorno, a orientação é pegar a estrada até as 14 horas ou após as 22 horas.

Para evitar congestionamentos o acostamento poderá ser utilizado como faixa adicional tanto na ida – entre os quilômetros 75 e 26 – quanto na volta do litoral – entre os quilômetros 1,5 e 75. Vale ressaltar que, para a liberação na volta das praias a alça de acesso ao quilômetro 5 da free way é bloqueada.

Para saber se o acostamento está liberado, os motoristas devem ficar atentos à sinalização na rodovia, feita por meio de painéis com piscantes, placas indicativas dispostas ao longo do trecho e painéis de mensagem variável móveis – PMVs, avisando da liberação, somente para veículos leves. Ao trafegar no acostamento quando liberado, a velocidade máxima permitida será de 70 km/h.