Notícias do Vale do Paranhana.

Mais de 230 alunos participaram do 1º Fórum das Cooperativas Escolares do Vale do Paranhana, que ocorreu na última terça-feira (13). O evento foi realizado pelo Sicredi, por meio do programa A União Faz a Vida, em parceria com as prefeituras municipais dos municípios de Rolante, Riozinho e Igrejinha.

O evento iniciou com um desfile no centro da cidade sede, mobilizando professores, alunos e a comunidade em geral. Dentre as atividades do dia, o professor e assessor pedagógico Everaldo Marini ministrou a palestra “O Futuro dos Jovens Egressos de Cooperativas Escolares”, abordando a importância da participação dos alunos nas atividades das cooperativas para o seu desenvolvimento pessoal e, posteriormente, profissional.

Também houve apresentações dos cases das entidades convidadas, Cooebompa de Nova Petrópolis, Cooebompa Júnior de Nova Petrópolis, Federação das Cooperativas Escolares de Nova Petrópolis, Federação das Cooperativas Escolares Centro Serra, Cooedom e CoopeLaje de Igrejinha, além das anfitriãs, Cooperzimmer e Unisanto de Rolante. O encerramento do evento contou com a apresentação do projeto Quem Canta Seus Males Espanta, com professor Sérgio Bauer e alunos de escolas municipais de Rolante.

Para o presidente da Sicredi Nordeste RS, Celso Trentin, ações como essa preparam jovens para serem líderes em suas comunidades.

— Para mim, que já milito no cooperativismo há mais de 40 anos, duas certezas eu tenho: uma é que eu não sei quanto tempo vai levar, ou mesmo se vamos conseguir mudar o mundo; e a outra é que vivendo o cooperativismo, por meio dessa união, essa integração, cada vez mais nós vamos mudar nossas comunidades. Porque onde existe o Programa A União Faz a Vida, certamente, essa comunidade já não é mais a mesma que era há alguns anos atrás. E quem faz essa diferença somos nós, todos juntos somos capazes de mudar o mundo — afirma Trentin.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes representantes de instituições ligadas ao cooperativismo e à expansão das cooperativas escolares, entre eles a representante da Fundação Sicredi, Tais Pacheco, o diretor executivo da Sicredi Nordeste RS, Álvaro Link, o representanteda Sicredi Centro-Serra,Ciro Barvaresco e o assessor pedagógico da Marini Consultoria, Professor Mestre Everaldo Marini.