Apresentação

Este blog é uma tentativa de traduzir o trabalho do pensamento em palavra escrita, com direito a falhas, equívocos e perdões.
Obrigado aos que tiveram o trabalho de dedicar sua atenção!

Perfil

Marcos Kayser é um empresário com formação em filosofia. Um de seus sonhos é ainda dar aulas de filosofia em escolas públicas. Escreveu o livro O Paradoxo do Desejo, com prefácio de Márcia Tiburi, onde investiga a "mecânica do desejo nas relações de poder". Escreveu também o livro Quando Tamanho não é documento, contando a história da gestão da TCA, empresa da qual é co-fundador e foi vencedora do Prêmio Nacional de Inovação. Co-fundador também da Scopi, desenvolvedora de um software que ajuda na criação e execução de planos estratégicos, cuja ambição é ajudar o Brasil a criar a cultura do planejamento.

Obras do Autor
Buscar

Curiosidades das eleições no Paranhana

As eleições municipais deste ano, se comparada com a história recente das eleições no Paranhana, revelam algumas curiosidades. Em Taquara, mais uma vez, o partido que governa não consegue se reeleger, fato que se repete há muitos mandatos. Em Três Coroas, acontece o inverso, o partido que governa já está no poder há mais de uma década. Entre os seis municípios do Paranhana, três partidos conseguiram se manter no poder, o PMDB, em Três Coroas, o PDT, em Rolante, e o PSB, em Riozinho.  Outro fato curioso, é que nenhum partido se repete no cargo máximo do governo entre os municípios do Paranhana.  Além dos três municípios que citei anteriormente, em Taquara, venceu o PTB, em Igrejinha, o PP, e em Parobé o PT, ou seja, cada cidade um partido diferente. Parobé é o primeiro município da região que terá um prefeito do PT, partido do governador do Estado e da presidente do país. Titinho como prefeito em Taquara acredito ser o primeiro caso de um filho de ex-prefeito assumindo o cargo (dna. Arlete deve estar faceira). Se não estou enganado, Taquara terá o primeiro negro a ser eleito para a Câmara de Vereadores. Lembrando que pela década de 80, Natalino foi suplente e depois assumiu, mas não chegou a ser eleito, se não me falha a memória.  Parabéns ao Telmo, protagonista de um feito histórico! A população de Taquara demonstrou mais uma vez vontade de renovação, ao mudar o partido que governará o município como também mudar a maioria dos vereadores eleitos. Em 2008, de nove vereadores, quatro se reelegeram. Agora, em 2010, de nove, apenas três se reelegeram, desconsiderando suplentes que assumiram ao longo do mandato.  Que esta demonstração de insatisfação sirva aos próximos vereadores, para que tenham um cuidado maior com o desempenho da sua função, principalmente, se desejam manter a aprovação da população. Se cometi algum equívoco, ao longo destas curiosidades, peço desculpas e me corrijam. Meus parabéns a todos os eleitos e votos de mandato repleto de bons resultados!

Leave a Reply

Arquivos