Aproveite o melhor da internet com a TCA. Assine agora: 51 3541.9100

A internet oferece diversas ferramentas para você planejar as férias. É possível comparar preços de passagens e até reservar hotel on-line.

Com um pouco de pesquisa, dá para encontrar ótimas ofertas, o que ajuda a economizar uma grana. Pois é aí que mora o perigo. Na ânsia de viajar por uma bagatela, muita gente cai em golpes virtuais e acaba levando um baita prejuízo.

Hoje vamos dar dicas para você conseguir transporte e hospedagem com segurança. Veja o que fazer para escapar das armadilhas da web.

Passagens aéreas por um terço do valor?

Este esquema já rendeu até reportagem no Fantástico. O estelionatário diz que está vendendo passagens obtidas com milhas ou sobras do pacote de uma agência de viagens. Assim, bilhetes que custariam R$ 13 mil saem por apenas R$ 4 mil.

Parece tentador, mas abra o olho. Quando você negocia com pessoas físicas, ou mesmo com empresas sem reputação no mercado, não há garantia de que a transação seja válida. O mais provável é que os golpistas embolsem o dinheiro e sumam antes da data de embarque.

Portanto, pesquise um pouco para realizar a compra. Passagens de avião oscilam de preço, mas mantêm-se numa média. Cifras muito abaixo das praticadas são motivo de desconfiança.

Se você quer economizar, acompanhe o Melhores Destinos. O portal anuncia as promoções oficiais das companhias aéreas. Também vale dar uma olhada no Kayak, que compara preços e destaca as opções vantajosas para o consumidor.

Lembre-se: orçamento apertado também limita o conforto. Um voo mais barato provavelmente terá várias conexões. Além da espera demorada em aeroportos, talvez você não possa despachar muita bagagem.

Agora, esteja você na classe econômica ou na executiva, o mais prudente é adquirir a passagem diretamente no site da empresa de aviação, sem intermediários. Pague no cartão de crédito, modalidade que facilita o estorno em caso de cancelamento.

Ainda tem dúvidas quanto à credibilidade da marca? Então verifique os depoimentos no Reclame Aqui. A avaliação de clientes anteriores serve de termômetro para a qualidade do atendimento.

kayak tela pesquisa de preços

Sites como o Kayak comparam preços de passagens. Imagem: Reprodução

Aluguel de casa que não existe

Resolvida a parte do transporte, passamos à hospedagem. Turistas com pouca grana abrem mão das mordomias de um hotel, como serviço de quarto e café da manhã incluído na diária, e recorrem ao aluguel de imóveis particulares. Bem mais em conta, né?

É comum encontrar anúncios de casas de veraneio em classificados on-line. Porém, sites como OLX também são suscetíveis a fraudes.

O golpe funciona assim: o suposto proprietário troca mensagens com o viajante e solicita o pagamento de uma caução. Quando a vítima chega ao destino, percebe que o endereço reservado não existe e que o negociante já deu no pé. Aconteceu em Pernambuco e em Santa Catarina, por exemplo.

Para evitar complicações, é recomendável que a operação seja intermediada por um corretor de imóveis ou uma imobiliária. Tanto o profissional quanto a firma devem ser registrados no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do estado. Essa informação é obtida facilmente on-line.

Você também pode usar o Airbnb ou o Booking. Essas plataformas especializadas em aluguel por temporada possuem mecanismos para validar a autenticidade dos anunciantes.

Ainda assim, pode haver quem aproveite a credibilidade dos sites conhecidos para lesar usuários. Ou seja, não custa adotar umas precauções extras:

1. Encontrou um lugar interessante? Insira o endereço no Google Maps. Observe se a imagem da fachada corresponde às fotos na página da oferta.

2. Leia as avaliações dos hóspedes que já passaram por lá.

3. Novamente, desconfie de valores muito abaixo da média do mercado.

4. Jamais negocie pagamentos fora da plataforma. Prefira cartão de crédito ou PayPal, se houver essa opção.

5. Ao negociar diretamente com o dono de um imóvel, solicite o documento oficial de propriedade. Ainda, evite adiantar valores. Se for necessário, deposite uma pequena quantia e deixe o restante para o dia de chegada ao local.

O Ministério do Turismo mantém um cadastro nacional de prestadores de serviço nas áreas de transporte, hospedagem, lazer e gastronomia. O Cadastur é outra importante via para atestar a regularidade dos estabelecimentos.

Pronto: agora é só traçar o roteiro das férias. E que tal uma conexão rápida e estável para explorar todos os sites de viagem e encontrar a melhor oferta pro seu passeio? Mude para TCA! Conheça nossos Planos de Fibra Ótica e aproveite o melhor da internet.