Você também pode ter o melhor da fibra ótica com a TCA. Contrate agora: 51 3541.9100

A compra de um computador deve ser pensada como um investimento de longo prazo. A tecnologia avança tão rápido que um produto mais barato pode ficar defasado em poucos meses. Ainda assim, não é preciso torrar as economias no modelo mais completo da loja.

Você precisa de um avião para viajar de Taquara a Igrejinha? Pois é: basta um carro seguro e confortável. O mesmo vale para a informática. A configuração da máquina deve corresponder às suas necessidades. Acompanhe.

Processador

Esse componente é o cérebro de todo o aparato técnico. O processador comanda as operações executadas por um computador, sendo fundamental para o desempenho do aparelho.

A velocidade é medida em gigahertz (GHz). Quanto maior o número, mais rápido será o tempo de resposta das funções. Por isso, é importante avaliar para que será usado o PC. Tarefas simples, como pesquisas na internet, exigem menos performance que games ou edição de vídeos.

Outro detalhe. Substituir um processador, principalmente em notebooks, pode ser bem complicado. Deve-se considerar a compatibilidade com outros itens, como a placa de vídeo. Ou seja: escolha um modelo que garanta vida útil por vários anos.

Memória RAM

A sigla para random-access memory identifica a capacidade de rodar programas simultaneamente que um equipamento tem. Dois gigabytes (GB) são o mínimo necessário para navegar na web e editar documentos do pacote Office. Já profissionais que precisem lidar com AutoCAD, Photoshop e outros softwares pesados devem investir em mais memória RAM.

Você pode notar as limitações quando um site demora a carregar ou quando os programas em uso ficam muito lentos. A boa notícia é que se consegue realizar a substituição da placa com relativa facilidade, especialmente em desktops. Aí, num eventual upgrade, não há motivos para adquirir um computador novo.

HD

O disco rígido armazena todos os documentos de texto, imagem, áudio e vídeo do usuário, bem como os arquivos de programas e do próprio sistema. De novo, vale a regra do “quanto mais, melhor”, até porque o preço do HD é o que menos impacta o valor final da compra.

A sugestão é partir de 500 GB, o suficiente para guardar planilhas, relatórios e fotos. Extensões pesadas demandam mais espaço. Uma produtora de audiovisual, por exemplo, pode comprar HDs externos para arquivar o material bruto das gravações. Outra possibilidade são os serviços em nuvem, que dispensam o uso do hardware.

Placa de vídeo

Gamers mais experientes sabem como a qualidade da placa de vídeo interfere diretamente na experiência de jogo. Por outro lado, leigos têm mais dificuldade em analisar prós e contras de cada modelo.

A potência é a principal característica a ser avaliada. Porém, não se deixe levar apenas pelos números. Os dispositivos variam conforme a geração (série) em que foram lançados. Assim, tecnologias mais atuais apresentam melhor desempenho.

Recomenda-se observar a compatibilidade com a placa-mãe, o consumo de energia e as saídas. Uma porta HDMI permite conexão a um monitor externo, como uma smart TV, proporcionando alta definição de som e imagem.

disco rígido de computador

Componentes de um disco rígido. Foto: Leon Lai/Free Images

Outros detalhes

Note que, mesmo com configurações semelhantes, computadores de empresas diferentes podem apresentar variações de preço expressivas. Parte disso se deve à procedência e à durabilidade das peças. Portanto, a credibilidade do fabricante acaba pesando na decisão final de compra.

Nomes reconhecidos no mercado são mais seguros. Além disso, oferecem garantia e assistência técnica. Na dúvida, vá aos sites oficiais e compare os depoimentos de satisfação dos clientes. Recorra, também, ao Reclame Aqui, para ver quais companhias mantêm um histórico satisfatório de resolução de problemas.

Cumprida essa etapa, resta pesar a relação custo/benefício. Um Mac pode ser o sonho de consumo de designers e ilustradores, mas dispensável para empresários e estudantes. Não só os produtos da Apple são mais caros, como têm dificuldade para “dialogar” com periféricos de outras marcas.

Notebooks e desktops que rodem o sistema operacional Windows continuam sendo a primeira opção do grande público. Há, ainda, o gratuito Linux, que cumpre funções parecidas – embora não seja tão amigável para iniciantes. Essa costuma ser a escolha de programadores e entusiastas da tecnologia.

Com a máquina certa, você já estará a um passo de trabalhar, fazer pesquisas, jogar e assistir a séries sem interrupções. Falta apenas uma conexão estável e veloz para deixar a experiência ainda melhor.

A Fibra Ótica da TCA torna isso possível. Conheça nossos planos e aproveite o melhor da internet.