Aproveite o melhor da internet com a TCA. Assine agora: 51 3541.9100

Se o amiguinho pular da janela, você pula também? É com essa lógica que muitas mães tentam dissuadir seus filhos de fazer o que “todo mundo está fazendo”. Porém, não adianta: há casos em que a repetição cria o hábito. Prova disso são os desafios da internet que, volta e meia, causam furor nas redes sociais.

Essas manias geralmente começam quando uma personalidade influente decide cumprir uma façanha. Pode ser uma manobra esportiva, uma coreografia de dança ou uma pegadinha. Tudo é registrado em vídeo. Então, os seguidores tentam copiar – ou superar – o feito. Pronto: logo o mundo inteiro entra na brincadeira.

Muitos episódios são inofensivos, ou defendem causas nobres, mas também há comportamentos arriscados. Tem gente que até perdeu a vida por ultrapassar os limites da diversão sadia. A seguir, listamos a origem de alguns desafios famosos na web.

Desafio da Canela

O Cinnamon Challenge consiste em engolir uma colher de sopa de canela em pó, a seco, sem se engasgar com o produto. O jogo chegou ao Youtube em 2006, mas o primeiro registro on-line é mais antigo. Ainda em 2001, um rapaz chamado Erik Goodlad tentou realizar a tarefa – e tudo foi documentado num blog.

A experiência, além de dolorosa, pode causar asfixia. Um artigo da revista científica Pediatrics aponta que houve mais de 200 ocorrências relacionadas ao uso inadequado da canela nos Estados Unidos apenas no primeiro semestre de 2012. Desses pacientes, 30 precisaram de atendimento médico. Em 2015, Brianna Radar, uma mãe do Kentucky alegou que seu filho de quatro anos morreu após ingerir um pote da especiaria.

Desafio da canela foi publicado num blog em 2001. Imagem: Reprodução

Planking

Uma ação mais inocente, pelo menos a princípio, é o planking. Nesse desafio, a pessoa deve deitar de bruços em um local público inusitado, fotografar a cena e publicá-la on-line.

O fenômeno se popularizou na Austrália, em 2008, aparentemente importado da Inglaterra por um neozelandês. A notoriedade veio três anos depois, quando o jogador de rugby David “Wolfman” Williams se atirou no campo durante uma partida.

O planking logo ganhou adeptos famosos, como Justin Bieber, Katy Perry e Demi Moore, e foi parar em páginas de editoriais de moda. Não tardou para surgirem versões extremas, com pessoas suspensas em escadas e marquises. Foi assim que Acton Beale, de 20 anos, caiu de uma sacada do sétimo andar de um prédio em Brisbane. O jovem não sobreviveu.

O planking foi parar até em editorial de moda. Imagem: Reprodução

Desafio do Balde de Gelo

Praticamente todos os famosos com uma conta em rede social levaram um balde de água gelada na cabeça em 2014. Era o Ice Bucket Challenge, que rendeu mais de 17 milhões de uploads de vídeos no Facebook, de acordo com a ALS Association.

A corrente se espalhou, em parte, porque todo participante desafiava outros três indivíduos a repetirem a proeza. Além disso, havia uma causa importante por trás do movimento: chamar atenção para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e angariar fundos para pesquisas relativas ao tratamento da doença.

O pontapé inicial foi dado pelo jogador de golfe Chris Kennedy, que desafiou sua irmã. Hoje, o desafio do balde de gelo é um evento anual, que deverá ocorrer todo mês de agosto até que exista uma cura para a ELA.

Extreme Phone Pinching

De volta ao comportamento estúp…, quer dizer, inusitado. Era 2015 quando membros da banda Twenty One Pilots lançaram vídeos no Vine e fizeram muitos ansiosos suarem. Os músicos seguravam seus smartphones usando apenas as pontas do polegar e do indicador. Em seguida, suspendiam o aparelho para fora duma janela ou sobre as grades de um bueiro.

Muitos fãs aderiram à moda. Se era para ter alguns segundos de fama ou para testar os próprios limites, nunca saberemos. A questão é que, quanto mais perigoso o local e quanto mais tempo o telefone ficasse pendurado no ar, mais longe o sujeito havia chegado no desafio.

Desafio do Manequim

A brincadeira de estátua, que fez sucesso no Brasil, começou em escolas dos Estados Unidos em outubro de 2016. Basicamente, todo mundo deve imitar um manequim de vitrine e ficar parado enquanto a câmera percorre o ambiente. A trilha sonora “oficial” é a música Black Beatles, de Rae Sremmurd e Gucci Mane.

A própria dupla de hip-hop fez sua versão do Mannequin Challenge durante um show em Denver. A plateia inteira (ou quase) permaneceu estática por alguns segundos.

Quer assistir aos vídeos mais divertidos com qualidade total de imagem? Então sua banda larga deve ser rápida e estável de verdade. Mude para TCA! Conheça nossos Planos de Fibra Ótica e aproveite o melhor da internet.