Aproveite o melhor da internet com a TCA. Assine agora: 51 3541.9100

A web revolucionou o mundo de diversas maneiras. As nossas conversas são ilustradas com gifs e emojis. A grade de programação da TV perdeu espaço para os serviços de streaming. Até mesmo nossos estudos podem ser on-line.

O mercado de trabalho também passou por mudanças (e nem estamos falando do home office). Hoje em dia, tem gente atuando em cargos que eram impensáveis dez ou 20 anos atrás. Confira, a seguir, uma lista de profissões que só existem por causa da internet.

1. Arquiteto de informação

Esse profissional é responsável pela estrutura e pela organização dos elementos de um site. Em outras palavras, ele melhora a navegabilidade, fazendo com que o usuário tenha mais facilidade para encontrar as informações que procura. Trata-se de um campo multidisciplinar, que envolve tanto conhecimentos de tecnologia quanto de comportamento humano.

2. Especialista em usabilidade

Enquanto a arquitetura da informação lida com os aspectos estruturais do sistema, o user experience design (UX design) trata das emoções. Aqui, a ideia é criar um visual atrativo, que desperte o interesse do público e promova mais interação. Muitos designers têm se especializado nessa área, devido à crescente demanda mercadológica.

3. Web designer

O web designer cuida do aspecto estético das páginas. As tarefas vão desde otimizar os arquivos de imagem (para que elas carreguem mais rápido) até desenhar um layout adequado para o website. O profissional deve ter noções de desenho e computação gráfica, além de dominar um pouco de HTML e Javascript.

4. Programador/desenvolvedor

As linguagens de programação são anteriores à internet, mas muitas se popularizaram devido à rede. Hoje existem profissionais dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de softwares, bancos de dados on-line e apps para dispositivos móveis, entre outras soluções. Sua responsabilidade é, basicamente, fazer a tecnologia funcionar sem bugs.

5. Consultor de e-business

Os negócios também prosperam na web. Porém, nem todo empreendedor tem experiência para abrir uma loja virtual por conta própria. É aí que entra a consultoria especializada. Ela cumpre o papel de aconselhar o cliente, ajudar a elaborar um plano de ação e sugerir as melhores estratégias para divulgar a marca.

6. Redator/editor de conteúdo

Os graduados em Comunicação e Letras encontram um ramo promissor de trabalho nas plataformas digitais. Portais de notícias, blogs corporativos e sites institucionais precisam de gente capaz de produzir conteúdo de qualidade. E não basta apenas ter um português correto. A redação para web envolve técnicas específicas, como otimização para motores de busca e recursos para fisgar a atenção do leitor.

7. Analista de mídias sociais

Essa é a pessoa que toma conta dos perfis da empresa no Facebook ou no Instagram. As atribuições incluem gerar conteúdo para as redes sociais, comunicar-se com os seguidores e monitorar as reações do público. Assim, a marca consegue entender como os consumidores pensam, podendo estabelecer um diálogo ainda mais próximo com eles.

8. Especialista em Search Engine Optimization (SEO)

As técnicas de SEO existem para dar destaque ao site nos mecanismos de busca. Assim, quando um usuário procura por “pizzaria em Porto Alegre” no Google, a página do rodízio do seu Márcio aparece logo de cara. Esse esforço demanda o uso de palavras-chave, links e outros elementos que os especialistas dominam como ninguém.

9. Analista de marketing digital

As estratégias de marketing digital costumam ser mais baratas, o que acaba atraindo inclusive os pequenos estabelecimentos. Só que a façanha não se resume a criar uma conta no Instagram para apresentar o catálogo de vendas. Existem abordagens mais sutis para captação, retenção e fidelização de clientes. O analista verifica quais são as melhores soluções em cada caso.

10. Influenciador digital

Sim, devemos admitir: blogueiro e Youtuber já são profissões de verdade. Tem muita gente que ganha a vida alimentando o próprio canal na web. E ainda contrata operador de câmera, editor de vídeo, empresário…

Não há uma receita pronta para o sucesso, mas algumas pessoas carismáticas conquistam uma legião de fãs na internet. Isso desperta o interesse dos anunciantes, que propõem permutas ou publiposts (posts pagos para divulgar um produto).

Resumindo: o mundo do trabalho não é mais o mesmo e pode continuar mudando conforme a tecnologia evoluir. A única certeza é que você precisará de uma conexão estável e veloz para se manter on-line. Por isso, mude para uma banda larga de qualidade. Conheça os Planos de Fibra Ótica da TCA e aproveite o melhor da internet.