Notícias do Vale do Paranhana.

Quatro profissionais (foto) do Programa Mais Médicos começarão a atuar na atenção básica de Parobé. Formados no exterior, médicos vão trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Vila Nova, Cohab, Laranjeiras e Jardim.

Os médicos fazem parte dos cerca de 1.400 brasileiros que aderiram ao último edital do projeto. No total, já são 8.316 profissionais no programa, representando 45,6% do total.

A prioridade da pasta é ampliar a participação nacional, tornando a iniciativa mais independente e garantindo atendimento médico à população. O número de médicos brasileiros participantes do Programa Mais Médicos aumentou 44% em menos de um ano.

Essa é a segunda fase do edital. A primeira foi voltada exclusivamente aos médicos formados no país. Esses novos profissionais iniciam as atividades em Unidades Básicas de Saúde a partir da próxima segunda-feira (16) em cerca de 800 municípios de 25 estados e Distrito Federal. Juntos, eles devem cobrir região com 4,8 milhões de pessoas.

Durante o mês de setembro, os novos médicos passaram pelo módulo de acolhimento realizado em Brasília (DF). Os profissionais participaram de oficinas educacionais sobre temas diversos, como legislação referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos de atendimento do SUS, língua portuguesa e código de ética médica. Por fim, os intercambistas realizaram uma avaliação de conhecimento, necessária para a aprovação do profissional participante.

O PROGRAMA

O Mais Médicos foi renovado por mais três anos. O Ministério da Saúde, por meio da portaria, reajustou em 10% o valor máximo e mínimo repassados pelos municípios aos participantes, para custeio de moradia e alimentação.

OS NOVOS PROFISSIONAIS

Alexsandra Cardoso Ribeiro Félix, natural de Naviraí (Mato Grosso do Sul) vai atuar na UBS Vila Nova.
Kassia Krishna, natural de Rio Branco (Acre) vai trabalhar na UBS Cohab.
Thalles Campelo, natural de Rio Branco (Acre) vai atuar na UBS do bairro Jardim.
Evelyn Pim, natural de São João do Caiuá (Paraná) vai trabalhar na UBS do bairro Laranjeiras.