Notícias do Vale do Paranhana.

Após dois anos de pesquisa, planejamento e produção, o livro de fotografias intitulado ‘Taquara: reflexos de um mundo novo’, será lançado no dia 6 de dezembro, às 20h, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar (antigo Cine Viena), em Taquara. O evento de lançamento é gratuito e contará com atividades culturais locais, além de sessão de autógrafos com os autores da obra. O projeto prevê, dentre outros objetivos, divulgar o Município, estimular o sentimento de orgulho dos moradores e incrementar o turismo taquarense. Os livros serão comercializados ao valor de R$ 50 reais e, haverá sessão de autógrafos.

O livro retratará, por meio da fotografia, diferentes aspectos da cidade. Arquitetura, interior, cultura, economia e pessoas são algumas das temáticas retratadas nas 152 páginas que o compõem. Complementarmente às fotos, textos poéticos traduzem um sentimento sobre a cidade, retratando sua história, suas transformações e propondo uma reflexão sobre seu futuro.

São mil exemplares que, por conta da ampla distribuição – 40% gratuita, estarão em diversos ambientes possibilitando o acesso a qualquer pessoa que tenha interesse em apreciar a obra. O projeto é de cunho social onde uma porcentagem dos exemplares serão doados à Biblioteca Comunitária Amigos do Livro, situada no bairro Empresa, que faz um amplo trabalho social/voluntário com crianças, adolescentes e adultos, para que usufruam dos valores dos livros vendidos.

“Taquara: reflexos de um mundo novo” tem fotos de Mateus Portal e textos de Magda Rabie e Gilmar Eitelwein. A realização é da Associação Amigos do Livro, da Prefeitura de Taquara, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e da Diretoria de Cultura e do Ministério da Cultura, Governo Federal através da Lei Rouanet.

O livro também conta com o planejamento cultural e edição da produtora Simples Assim, projeto gráfico da Agência Coletivo Yes, patrocínio da Corsan e copatrocínio da UNIMED, do Instituo Adventista Cruzeiro do Sul (IACS) e das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). A Filler/Schin e a Dielat são apoiadoras do evento de lançamento.

Autoridades da região recebem convites para participar do lançamento

O diretor de Cultura, Paulo Antônio Wagner de Oliveira, visitou diversas autoridades da região com o intuito de formalizar o convite do lançamento do livro “Taquara: Reflexos de um mundo novo”. Na sexta-feira, 01, o diretor visitou Rolante e Riozinho. Em Rolante foi recebido pelo vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada); pela diretora de Cultura, Joyce Reis e pelos vereadores Ricardo de Jesus Raimundo (Ricardinho), Antônio Gonçalves Duarte Neto (Marcola), Daniel Marcos Torres dos Reis, Alverico Stein (tio Vico), Elton Arnold. Em Riozinho, o prefeito Valério Esquinatti e a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Vânia Kirsch, recepcionaram o diretor parabenizando pela iniciativa e desejando sucesso ao projeto. Paulo Wagner destaca que a presença de representantes da região será muito importante.

— Taquara é a mãe destes, e de outros municípios vizinhos, por isso não poderíamos deixar de formalizar este convite — ressaltou.