VOC TAMBM PODE TER FIBRA.
CONTRATE: 51 3541.9100
WEBMAIL
CONTATO

Notícias Regionais
Paranhana On-line
01/10/2016 - Dia do Vendedor [ + ]

Gestantes aprendem a fazer enxoval durante curso de corte e costura em Rolante

22/04/2010 - 08:00

A Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Rolante está oferecendo curso de corte e costura gratuito para gestantes. O curso teve início no dia 5 de abril, com três turmas de dez pessoas, duas na parte da tarde e outra à noite.

As aulas, ministradas pela instrutora Maria de Lurdes Santos de Moura, 53 anos, que trabalha com costura desde 1979, são realizadas todas as segundas-feiras, junto ao depósito da Assistência, localizado na rua Júlio Kohlrausch , 166. "Durante o curso, as gestantes aprenderão a fazer o enxoval para seus bebês e tudo que confeccionarem poderão levar para casa", comenta a secretária municipal da Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Alzira Rippel. As alunas estão aprendendo a fazer mantilhas, fraldas, tip-tops, pijamas, camisetas, conjuntos de moletom e soft e, ainda, as roupas de cama para os bercinhos.

O curso deve ter duração de três meses e nas últimas aulas a professora pretende ensinar as alunas a fazerem capas de térmicas e panos de copa. "Quero profissionalizar as minhas alunas, mas tudo vai depender do interesse delas em aprender cada vez mais. Além de ser um curso de corte e costura, é um momento de valorização do lado humano. Nós conversamos, trocamos experiências, tem muita motivação para que todas fiquem até o fim. Se alguém desistir vou buscar em casa", brinca a professora Lurdes. "O curso é direcionado especificamente para gestantes, mas em função da grande procura, a Secretaria da Assistência Social disponibilizou vagas, também, para não gestantes e já conta com uma fila de espera de mais de 40 pessoas para participar de uma próxima etapa que, com certeza, será realizada após a formatura destas três turmas, comenta a coordenadora geral da Secretaria, Juliane Zaro.

A servente e merendeira, Silvana Costa, 32 anos, grávida de oito meses, diz que já aprendeu a fazer barra de fraldas e costurou um pijama completo para o seu bebê. Já a dona de casa Deniele dos Santos, 19 anos, grávida de cinco meses, conta que o interesse pelo curso surgiu quando soube que poderia fazer as roupas e levá-las para o enxoval do filho. "Este enxoval vai ser muito bem-vindo porque além de eu mesma fazer as roupinhas do meu bebê, estou ganhando o tecido, aprendendo uma profissão e fazendo coisas que seriam difíceis comprar porque só o meu marido está trabalhando", fala Deniele.

Apesar de já ter noção de costura, em função de costurar sapatos, a industriária Sabrina de Souza, 27 anos, grávida de seis meses, comenta que está achando o curso muito interessante. "Na fábrica o sapato vem cortado, pronto para ser costurado. Aqui não, a gente está aprendendo a medir, fazer moldes, cortar o tecido e costurar", salienta Sabrina. "O curso pode durar de três a quatro meses, conforme o ritmo de cada turma. Além de oportunizarmos uma alternativa de renda para estas mulheres, vemos a importância de dar um suporte social, com palestras com nutricionista, enfermeira, assistente social e psicóloga, que serão realizadas no decorrer do curso e conforme a necessidade delas", conclui Juliane.

 

Divulgao/Edna Cardoso

Curso ter durao de trs a quatro meses
PARANHANA ON-LINE

Compartilhe esta notcia

Compartilhar


Últimas Notícias
Página 1 de 6984
Comentários
> Os comentrios aqui apresentados so de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A TCA entrega os servios de comunicao com a qualidade e confiana que a Piccadilly Company precisa para o seu negcio.
Felipe Matte
Gestor de TI da Piccadilly
Na TCA encontramos a segurana e a velocidade necessria para o andamento da nossa empresa, a busca constante pela perfeio um diferencial muito atrativo.
Fabricio Comassetto
Diretor da FH Comassetto
Identificamos na TCA uma empresa comprometida com resultado e excelncia naquilo que faz.
Ivair Kautzmann
Gerente de TI da Via Marte
1988 - 2016 TCA Informtica. Todos os direitos reservados.
Taquara - RS: Rua Ernesto Alves, 2797 - Jardim do Prado
+55 51 35419100 - Suporte: (51) 3541.9191 - Planto: (51) 8422.5900
Seu IP: 23.22.146.139