Leonardo é estudante do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e trabalha no Núcleo De Sistemas Administrativos da instituição. Recentemente, foi selecionado para trabalhar em projeto do Google Summer of Code (GSoC), um programa da empresa Google que oferece bolsa remunerada a programadores de softwares.
Conte-nos no que consiste o projeto que você vai desenvolver junto às empresas Google e PostgreSQL:
Irei trabalhar na melhoria da ergonomia do phpPgAdmin, que é um software web para gerenciamento de bases de dados PostgreSQL.
O que o levou a desenvolver esta proposta?
Eu trabalho com desenvolvimento WEB. Após eu entrar no portal do programa Summer of Code, procurei por projetos relacionados com minha área de atuação, até encontrar o phpPgAdmin, que utilizo freqüentemente. Então submeti para a Google e a Fundação PostgreSQL idéias de melhoria. Ter o nome da Google envolvido no programa e poder abrir novas oportunidades foram outros fatores que me levarem a escrever a proposta.
Que importância você dá ao desenvolvimento de softwares livres?
Eu trabalho basicamente com softwares livres, tornei-me desenvolvedor utilizando ferramentas open source. Acredito que eles abrem muitas oportunidades e poder retribuir de alguma forma me trará mais experiência.
Qual foi à sensação ao descobrir que o seu projeto havia sido selecionado pela Google? Como você recebeu a notícia?
Na hora eu não acreditei, pois estava concorrendo com estudantes do mundo inteiro. Soube da notícia por e-mail enviado pela Google e, no horário combinado para divulgação dos resultados no portal do Google Summer of Code, confirmei que meu nome estava entre os selecionados.
Como vai funcionar o programa?
Ele tem duração de três meses, período em que irei colocar em práticas as idéias que propus. Trabalharei remotamente (à distância), e serei orientado por um dos desenvolvedores do phpPgAdmin. Nesse período a Google irá nos avaliar e, no final, ela divulga os estudantes e organizações que completaram as atividades propostas. Por ser à distância, e por meu orientador ser europeu, tudo o que eu fizer terá que ser em inglês, que estou estudando há algum tempo. Será também uma forma de colocar em prática minha capacidade de comunicação com este idioma.
O que você acha que esta experiência agrega à sua carreira?
Sem dúvida a experiência que irei agregar na minha carreira será imensa. Pois além de ser reconhecido pela Google e pela PostgreSQL, irei trabalhar com novas tecnologias, outras metodologias de trabalho, conhecer novos desenvolvedores, e abrir mais oportunidades.
E qual o seu conselho para aqueles que também gostariam de ter esta oportunidade?
Estudem, se preparem, dominem um segundo idioma, não tenham medo e corram atrás.