Apresentação

Este blog é uma tentativa de traduzir o trabalho do pensamento em palavra escrita, com direito a falhas, equívocos e perdões.
Obrigado aos que tiveram o trabalho de dedicar sua atenção!

Perfil

Marcos Kayser é filósofo e empresário. Escreveu o livro O Paradoxo do Desejo, com prefácio de Márcia Tiburi, onde busca investigar a "mecânica do desejo nas relações de poder", e o livro Quando Tamanho não é documento, contando a história da gestão da TCA, empresa da qual é um dos fundadores e foi vencedora do Prêmio Nacional de Inovação. Idealizador do Scopi, software líder de mercado, que tem como objetivo ajudar as organizações a criarem a cultura do planejamento.

Conheça o Scopi
Obras do Autor
Buscar

Dez (in)certezas

Apontar certezas pode representar prepotência, arrogância, petulância. Mas, com uma certo dose de desconfiança,   resolvi listar 10 certezas sobre o homem e sobre o mundo. São elas:

1. O tempo não pára.

2. Tudo no mundo muda, menos a mudança (Heráclito já dizia).

3. Tudo tem seu contexto.

4. Tudo está direta ou indiretamente interligado.

5. Tudo tem seu contrário.

6. O dinheiro não é tudo, mas a vida fica bem difícil sem ele.

7. O ser humano tende mais ao prazer do que a dor, exceto o masoquista.

8. Primeiro eu, depois o outro.

9. Todos nesta vida morrem, depois não se sabe.

10. Não há certeza absoluta.

Perguntemos então: por que ter o trabalho de pensar e enumerar dez certezas se a décima postula justamente a incerteza? Resposta: Porque é dos homens (e das mulheres também, é claro) ficar procurando um chão que sustente a passada durante a caminhada nesta dura jornada.  Tudo na vida é uma questão de liberdade e segurança!

Marcos Kayser

Leave a Reply

Arquivos