Apresentação

Este blog é uma tentativa de traduzir o trabalho do pensamento em palavra escrita, com direito a falhas, equívocos e perdões.
Obrigado aos que tiveram o trabalho de dedicar sua atenção!

Perfil

Marcos Kayser é filósofo e empresário. Escreveu o livro O Paradoxo do Desejo, com prefácio de Márcia Tiburi, onde busca investigar a "mecânica do desejo nas relações de poder", e o livro Quando Tamanho não é documento, contando a história da gestão da TCA, empresa da qual é um dos fundadores e foi vencedora do Prêmio Nacional de Inovação. Idealizador do Scopi, software líder de mercado, que tem como objetivo ajudar as organizações a criarem a cultura do planejamento.

Conheça o Scopi
Obras do Autor
Buscar

10 realizações bem pessoais

Passamos pela vida muito rapidamente e parece que quanto mais gostamos de viver, mais o tempo insiste em correr. Na vida encontramos oportunidades, algumas verdadeiras, outras nem tanto, e também muitas ameaças, algumas reais, outras fruto de nossa imaginação. Ganhamos e perdemos a todo instante. As vezes temos a sensação que pouco fizemos. Nos finais de ano convencionamos fazer balanços e planos. Um amigo meu fez uma breve retrospectiva pessoal na tentativa de encontrar 10 pequenas realizações que pudessem aliviar uma eventual culpa por negligência ou incompetência. Seguem elas:

  1. Ter sido um orgulho para a sua mãe e seu pai.
  2. Ter ouvido de uma mulher, mais de uma vez, eu te amo!
  3. Ter amigos que são mais do que irmãos.
  4. Ter filhos que ama mais do que ama a si mesmo.
  5. Ter criado uma empresa respeitada por muitos.
  6. Ter criado um produto reconhecido pelo mercado.
  7. Ter se formado, incluindo um mestrado, numa grande Universidade.
  8. Ter tido a coragem de escrever um livro.
  9. Ter liderado um movimento para melhorar a qualidade de vida de sua comunidade.
  10. Ter sido reconhecido pelo maior programa da qualidade de seu país.

Para o meu amigo, o melhor deste exercício, além do fato de ter conseguido reconhecer seus ditos feitos, foi sentir que a “vida pulsa” e, na condição de humanos em que estamos, detemos qualidades suficientes para fazer a vida valer a pena. Fica a dica desta retrospectiva que certamente ajuda a elevar a auto-estima!

Leave a Reply

Arquivos