Apresentação

Este blog é uma tentativa de traduzir o trabalho do pensamento em palavra escrita, com direito a falhas, equívocos e perdões.
Obrigado aos que tiveram o trabalho de dedicar sua atenção!

Perfil

Marcos Kayser é filósofo e empresário. Escreveu o livro O Paradoxo do Desejo, com prefácio de Márcia Tiburi, onde busca investigar a "mecânica do desejo nas relações de poder", e o livro Quando Tamanho não é documento, contando a história da gestão da TCA, empresa da qual é um dos fundadores e foi vencedora do Prêmio Nacional de Inovação. Idealizador do Scopi, software líder de mercado, que tem como objetivo ajudar as organizações a criarem a cultura do planejamento.

Conheça o Scopi
Obras do Autor
Buscar

A felicidade dentro da Felicidade

Felicidade Camargo Machado é o nome de uma senhora de 106 anos que Fabrício Carpinejar encontrou em suas andanças pelo Rio Grande. Reside sozinha, paga suas contas com o dinheiro da viuvez e não depende de mais ninguém, a não ser dela. Felicidade mora dentro de uma casa de madeira que fica dentro de uma casa de alvenaria e vive o que recita: “assim que somos: a infância dentro do adulto.” Felicidade sobreviveu ao inferno. Dos 15 irmãos é a única sobrevivente e perdeu o marido que foi assassinado por um homem traído. Apesar de não saber ler nem escrever, sem nunca ter lido um livro de poemas, Felicidade é poeta, de uma sabedoria aforística, como o próprio poeta Carpinejar a identifica. Diz ela:

“- Poema é cachorro lambendo meu joelho esfolado.

- O tanque de pedra é meu conselheiro.

- Já tive tempo de aprender tudo, desaprender tudo e agora estou aprendendo de novo.

- Perdi o jeito de rir de tanto sofrimento. Vou rir por engano.

- Quando acaba o fim, posso inventar novo fim com as paredes de sabão de vidro.

- A limpidez vem do movimento da água.

- Estou feliz para ser feliz um dia.”

Felicidade é uma escola de vida e longevidade em que a felicidade, por mais improvável que seja, é por ela dia a dia reinventada, sem perder ternura e simplicidade.

Leave a Reply

Arquivos