Apresentação

Este blog é uma tentativa de traduzir o trabalho do pensamento em palavra escrita, com direito a falhas, equívocos e perdões.
Obrigado aos que tiveram o trabalho de dedicar sua atenção!

Perfil

Marcos Kayser é filósofo e empresário. Escreveu o livro O Paradoxo do Desejo, com prefácio de Márcia Tiburi, onde busca investigar a "mecânica do desejo nas relações de poder", e o livro Quando Tamanho não é documento, contando a história da gestão da TCA, empresa da qual é um dos fundadores e foi vencedora do Prêmio Nacional de Inovação. Idealizador do Scopi, software líder de mercado, que tem como objetivo ajudar as organizações a criarem a cultura do planejamento.

Conheça o Scopi
Obras do Autor
Buscar

Entre o deus mercado e o Deus da tradição

“Proibida a entrada”, esta é a ordem colocada por policiais nas portas das igrejas que vêm sendo fechadas nos últimos meses nos Estados Unidos. Apesar do apelo dos fiéis católicos que fazem vigília na tentativa de manter as igrejas abertas e sensibilizar o Vaticano, igrejas até mesmo com uma história arquitetônica de  mais de um século não estão sendo poupadas. A decisão da Igreja Católica faz parte de uma ampla e polêmica reorganização econômica administrativa que deverá afetar a maioria das paróquias americanas nos próximos anos. Ao longo da última década, as dioceses de todo o país estão consolidando paróquias diante dos crescentes custos de manutenção, bem como, o envelhecimento dos padres e o encolhimento das congregações. A teologia se curvando para a economia. Tal medida vem provocando protestos principalmente em Boston, Chicago e Detroit, mas a situação em Syracuse e outras cidades fabris em declínio no interior de Nova York é mais grave, já que o número de católicos encolheu mais depressa que a população em geral. Segundo o padre James Lang, das paróquias da Diocese de Syracuse, a Igreja teria que gastar muitos recursos para manter os prédios abertos. “É uma questão simples”, disse Chester Gillis, presidente do departamento de teologia da Universidade de Georgetown. “Se há menos pessoas doando para a igreja, se torna irreal - e financeiramente irresponsável – manter o prédio aberto”.

Leave a Reply

Arquivos