Você também pode ter o melhor da fibra ótica com a TCA. Contrate agora: 51 3541.9100

Atire o primeiro pendrive quem nunca perdeu arquivos importantes após uma pane no sistema. HD queimado, vírus ou até furto de equipamentos: muitas são as causas, mas o desespero é sempre o mesmo.

Em segundos, somem anos de fotos pessoais, músicas e documentos de trabalho. Há quem enfrente bandidos para salvar uma dissertação de mestrado. No entanto, existem maneiras mais prudentes e seguras de se prevenir.

Uma delas é o armazenamento na nuvem. Serviços como o Dropbox e o Google Drive permitem hospedar arquivos na internet. Não é preciso gravá-los em CD nem ocupar espaço no computador. Como ocorre com toda tecnologia, porém, devem-se tomar alguns cuidados para evitar prejuízos.

Vantagens do armazenamento na nuvem

Segurança: os sites do também chamado cloud computing fracionam os documentos e espalham esses pedaços em diferentes servidores ao redor do mundo. Muitos utilizam a duplicidade (cópia) de arquivos. Ainda, os dados passam por criptografia, o que impede invasores de terem acesso ao conteúdo completo.

Ou seja, você dificilmente perderá seus diretórios e tudo que houver dentro deles, mesmo em caso de ataques à plataforma.

Mobilidade: um arquivo armazenado na nuvem pode ser acessado em qualquer lugar com conexão à internet, por meio de diferentes dispositivos. E a atualização é automática. Se o usuário altera um texto, por exemplo, a modificação ocorre em todos os aparelhos simultaneamente – tablet, celular, notebook ou computador de mesa.

Quando você tem que trabalhar em modo avião, as sincronizações acontecem assim que houver rede disponível de novo.

Compartilhamento: chega de repassar documentos em pendrive ou CD. Na nuvem, basta enviar o link do arquivo ou criar uma pasta compartilhada. Assim, todos os colegas têm acesso ao mesmo conteúdo e podem editá-lo.

Esse recurso é útil para trabalhos acadêmicos realizados em grupo, ou então para acompanhar planilhas com fluxos de produção de uma empresa. Em vez de perder tempo com relatórios sobre o andamento das tarefas, a equipe pode simplesmente atualizar as informações numa tabela coletiva.

Backup das alterações: você escreve cinco páginas do TCC ou passa duas horas editando uma imagem no Photoshop. Dias depois, cria um novo projeto e salva-o com o mesmo nome do anterior, sobrescrevendo-o e apagando por engano aquilo que suou tanto para produzir.

Quem nunca passou por uma situação semelhante, né? Pois o armazenamento cloud anula esse risco, já que o backup contém um histórico de alterações. É possível resgatar versões anteriores! Sem o perigo do retrabalho, a produtividade aumenta.

Espaço livre: ao passar diretórios à nuvem, você libera espaço no disco rígido para instalar mais jogos, softwares e aplicativos. Essa ainda pode ser uma boa oportunidade para fazer AQUELA faxina digital.

Guarde os documentos importantes no drive virtual e delete o que estiver acumulado, sem necessidade, no seu computador. Seu sistema operacional poderá até ficar mais leve, melhorando o desempenho do equipamento.

Armazenamento na Nuvem – Diversos dispositivos compartilham o mesmo conteúdo.

Desvantagens do cloud computing

Preço: a maioria desses serviços é gratuita, mas possui uma capacidade de armazenamento limitada. Escritórios, ou mesmo pessoas físicas com muitos anos de vida digital, geralmente precisam de mais espaço para o backup de todos os arquivos.

Dropbox, One Drive e similares oferecem soluções pagas que ampliam essa margem. Contudo, exige-se uma assinatura mensal. O investimento precisa caber nas despesas fixas do mês.

Brechas na segurança: como já dito, os dados são criptografados e fracionados entre diversos servidores. Ainda assim, qualquer sistema on-line está suscetível a hackers.

A maior preocupação é com o vazamento de informações pessoais, como nome, e-mail e número do cartão de crédito dos clientes. Essa é uma responsabilidade tanto das companhias quanto dos próprios usuários, que devem escolher senhas fortes e adotar boas práticas na rede.

Legislação: as leis que penalizam crimes cibernéticos são diferentes em cada nação. Como os servidores de cloud computing ficam espalhados pelo globo, isso pode dificultar as investigações e o julgamento de piratas envolvidos em roubos de dados.

Há dúvidas, por exemplo, sobre qual país deveria dar seguimento ao processo: o local onde o servidor está situado? A região de onde partiu o ataque? Ou seria o país em que o usuário estava quando fez upload dos documentos?

Conexão: infelizmente, o sinal de internet não chega a todos os lugares. Depender da rede 3G durante as férias pode ser suficiente para visualizar um mapa, mas não para baixar vídeos pesados.

Mesmo em casa, uma conexão lenta dificulta a transferência de arquivos. Os downloads demoram muito tempo e podem, inclusive, falhar na metade. Para ter uma experiência estável e veloz, você deve investir numa banda larga de qualidade. Conheça os Planos de Fibra Ótica da TCA e aproveite o melhor da internet.

Conhece outras vantagens ou desvantagens do armazenamento na nuvem? Deixe um comentário e compartilhe suas impressões com os leitores!