Você também pode ter o melhor da fibra ótica com a TCA. Contrate agora: 51 3541.9100

Conexão instável à internet talvez seja um dos maiores transtornos da vida contemporânea. Com um sinal que oscila a toda hora, fica difícil assistir a uma série, terminar a fase decisiva daquele jogo ou mesmo conversar com os amigos sem perder a paciência.

A questão é que, em muitos casos, o problema não está no provedor, mas na nossa própria casa. Acredite: a maneira como lidamos com a tecnologia pode comprometer nosso acesso à rede.

Por isso, antes de ligar para a assistência técnica – ou de jogar o roteador de Wi-Fi contra a parede –, vale seguir as dicas abaixo. A solução pode ser tão óbvia que fica até difícil perceber.

1. Verifique os cabos

Qualquer mau contato nos cabos pode interromper a transmissão do sinal da internet. É comum que eles afrouxem devido ao manuseio, ou mesmo ao tempo de uso. Portanto, a primeira dica é observar se os conectores estão bem firmes nos plugues e se não apresentam sinais de degradação.

Para uma maior vida útil dos equipamentos, não dobre nem estique demais os fios. Ainda, deixe-os longe do alcance de crianças ou de animais de estimação.

2. Reinicie os aparelhos

Tanto o modem, que estabelece a conexão com a internet, quanto o roteador, que transmite o sinal sem fio pela casa, podem travar. Isso corta o recebimento de dados.

A solução é simples: basta desligar o dispositivo e religá-lo após alguns segundos. Isso vale não só para o transmissor wireless, mas também para os aparelhos conectados à rede – computador, tablet, celular ou smart TV.

3. Elimine barreiras físicas

O Wi-Fi tem alcance limitado, principalmente em residências muito grandes. Móveis, paredes espessas, vidros e metais também barram a cobertura do sinal sem fio. Assim, recomenda-se instalar o roteador próximo a locais de maior convívio, como a sala ou o escritório da casa.

Agora, se a ideia for disponibilizar a rede em todos os cômodos, pode-se recorrer a um repetidor de sinal. Nesse caso, porém, é importante conhecer a velocidade máxima do aparelho, senão a conexão pode ficar estável, mas lenta.

4. Limite o número de dispositivos

Parece brincadeira, mas seu forno de micro-ondas pode causar interferência na internet. Isso porque esse e outros eletrodomésticos operam na mesma banda de frequência de muitos roteadores (2,4GHz). É o caso de babás eletrônicas, telefones sem fio e equipamentos Bluetooth, por exemplo.

Além disso, quanto mais pessoas utilizam a rede, mais ela opera no limite de transmissão de informações. O resultado é uma conexão lenta e oscilante.

Nesse cenário, há dois procedimentos possíveis. O primeiro é limitar o número de aparelhos conectados à rede Wi-Fi. O segundo é configurar o roteador para a banda de 5GHz, caso haja essa opção, o que pode solucionar as interrupções de sinal. Na dúvida, verifique o manual de instruções.

5. Proteja sua rede

Um erro básico é permitir o acesso livre à rede doméstica, sem senha. Desse modo, qualquer vizinho pode utilizar o sinal e ocupar espaço da banda – que pode até ser larga, mas é, sempre, limitada. Imagine tentar assistir à Netflix enquanto alguém está baixando dezenas de arquivos ao mesmo tempo!

Lembre-se, então, de escolher uma senha forte, com letras, números e caracteres especiais. Fuja de soluções óbvias, como datas de nascimento ou o sobrenome da família. Por fim, revele o código apenas para gente de confiança e mude-o periodicamente.

6. Invista em segurança

Mesmo com senha, sua rede doméstica pode não estar segura. Um roteador antigo oferece risco de invasões e roubo de sinal. Para proteger seus dados, considere atualizar o equipamento, se você notar que a internet está lenta demais.

No entanto, se esse problema aparecer apenas no seu computador, e não em todos os gadgets da casa, é hora de instalar um bom antivírus. Sua máquina pode estar infectada.

7. Mude seu plano de internet

Se o problema não estiver na estrutura da rede, é provável que você precise de uma conexão mais rápida. Os Planos de Internet Fibra Ótica da TCA garantem velocidade e estabilidade, sendo a solução ideal para quem quer permanecer online sem limites. Entre em contato conosco e conheça as opções!

Gostou das dicas? Então continue ligado no nosso blog. Toda semana, traremos novidades sobre tecnologia para quem aproveita o melhor da internet.