Você também pode ter o melhor da fibra ótica com a TCA. Contrate agora: 51 3541.9100

Imagine que você está numa viagem de negócios. Para não ocupar muito espaço na bagagem, levou apenas um tablet ou um notebook sem muitos recursos. O equipamento conta apenas com um simples editor de texto. No entanto, seu cliente pediu um relatório das atividades… Pra ontem.

Esse cenário não precisa ser sinônimo de estresse. O dia a dia de um escritório pode ser reproduzido com ferramentas online de trabalho. É possível redigir documentos, editar imagens e converter arquivos gratuitamente, sem abrir mão da qualidade.

Ferramentas para trabalhar online

Para muitas empresas, tudo começa pelo pacote Office. Não dá para pensar em planilhas sem imaginar o Excel, por exemplo. O problema é que o valor da licença pode ser um impeditivo para instalar esses aplicativos em todas as máquinas da companhia.

Surgiram, então, alternativas open source e gratuitas. Muitas delas, porém, nunca se popularizaram – até porque nem sempre apresentam os comandos e o layout com o qual os usuários estão acostumados.

Ainda assim, o mundo dos negócios mudou: migrou para os dispositivos móveis e para a nuvem. A própria Microsoft se deu conta disso. Tanto que, hoje, oferece versões online do Word, do Power Point e de outros softwares. As funcionalidades são as mesmas. Basta cadastrar-se na plataforma.

Quem não tem tanto apego aos programas tradicionais pode tentar o Google Docs. Dá para gerar arquivos de texto, planilhas e apresentações de slides compatíveis, inclusive, com as extensões do Office.

O serviço oferece uma versão gratuita, limitada apenas à capacidade de armazenamento da conta no Google. Essa costuma ser uma alternativa para startups iniciantes, sem muito aporte financeiro.

Converta arquivos de graça

Digamos que você tenha utilizado uma dessas soluções para gerar um relatório incrível, cheio de gráficos e dados relevantes. Acontece que seu cliente também está em trânsito e não consegue visualizar, pelo smartphone, o PDF recebido. Ele prefere uma imagem em JPEG.

Não tem problema. Acesse o Convertio e adapte praticamente qualquer extensão. Apesar das instruções em português europeu, o uso é muito simples. PDF vira JPEG, TXT vira XLS, OGG vira MP3 e por aí vai.

Você pode fazer o upload a partir de seu dispositivo ou recorrer aos diretórios do Dropbox e do Google Drive. Existem pacotes pagos que permitem a conversão de múltiplos arquivos ao mesmo tempo, sem limite de tamanho, mas a versão gratuita já quebra um galho.

Outro exemplo comum aos trabalhadores viajantes é esquecer-se de um recibo ou de um formulário preenchido pelo chefe. Aí, algum colega digitaliza e envia o documento por e-mail, no fim do expediente. Quando a pessoa vê a mensagem, horas depois, percebe que o PDF está com páginas repetidas ou fora de ordem.

Caso você passe por uma situação parecida, recorra ao I Love PDF. O site permite separar folhas, reordená-las, numerá-las, juntá-las num único arquivo e ainda comprimi-lo para que não fique muito pesado. Se preferir, insira uma marca d’água da empresa nas informações sigilosas.

Edite imagens como um profissional

Superados os desafios de gerar e editar conteúdo, o cliente adorou o relatório. Agora, ele chamou você para apresentar os resultados ao restante da equipe, em uma reunião com convidados.

Faz parte do processo enviar um convite por e-mail, ou mesmo criar um evento no Facebook. Não precisa ser nada muito elaborado, mas as imagens certas ajudam a transmitir credibilidade.

É claro que o ideal seria contratar um fotógrafo e um designer para estabelecer uma identidade visual do projeto. Não havendo tempo ou orçamento para tanto, a solução é botar a mão na massa.

O Fotor é um serviço de edição de fotos bem eficiente. Ajustes de cor, ângulo e corte da imagem são feitos instantaneamente, de forma intuitiva. Ainda, é possível elaborar colagens, bastante populares em redes sociais.

Já o foco do Canva são os templates para posts no Twitter, no Facebook e em outros sites. Eles já vêm nas proporções corretas para publicação, permitindo criações rápidas.

Trata-se de uma solução simples para obter uma imagem de capa ou produzir um banner de uma fanpage. Até mesmo designers profissionais podem recorrer ao serviço, na falta de um Photoshop ou de um Illustrator.

Aliás, fica o aviso: nenhuma ferramenta substitui a criatividade humana. Alternativas online são práticas, mas ficam ainda melhores quando há uma pessoa capacitada no comando.

Por que recorrer aos serviços online?

Ao fim da viagem de negócios, você terá percebido as vantagens de utilizar ferramentas online. Elas são eficazes, permitem trabalhar em qualquer lugar e têm custo reduzido.

Nada mal utilizá-las no dia a dia do escritório, também. Com a otimização dos recursos, a empresa pode investir mais em infraestrutura e em salários melhores para os colaboradores, tornando-se competitiva no mercado. Todos saem ganhando.

E para aproveitar o que há de melhor na internet com uma conexão estável e de qualidade, conte com os Planos de Internet Fibra Ótica da TCA. Fique online sem limites e prospere ainda mais.

Se gostou das dicas, deixe um comentário! E aproveite, também, para conferir outras novidades aqui no nosso blog.