Você também pode ter o melhor da fibra ótica com a TCA. Contrate agora: 51 3541.9100

Games promovem uma verdadeira ginástica no cérebro. Mais que passatempo, eles ajudam a desenvolver funções cognitivas. Os resultados podem ir de agilidade no raciocínio a estímulos à memória. Tudo, é claro, com boas doses de diversão.

O melhor é que você não precisa investir pesado em consoles de ponta. Basta um celular ou um computador com acesso à internet para curtir os chamados jogos casuais.

Além da gratuidade de muitos títulos, outra vantagem são as regras fáceis. Nada de gastar horas num universo fantasioso, com missões complexas. Nessas opções mais simples, o objetivo pode ser apenas acertar um alvo.

6 opções de casual games para passar o tempo

Uma disputa de ação ou um quebra-cabeça: seja qual for seu estilo, os casual games são ótimos para aqueles minutos ociosos do dia a dia. Sobrou um tempo no intervalo do almoço? A reunião com o cliente está atrasada? Pois uma partida rápida é suficiente para manter a cabeça ativa e pronta para novos desafios.

Confira a seguir uma seleção com jogos para todos os gostos.

1. Tap Tap Dash

Tap Tap Dash

Esse é para quem tem reflexos rápidos. A ideia é fazer o passarinho pular na hora certa para desviar dos obstáculos e continuar seu trajeto. Depois que você pega o jeito e vai progredindo, pode controlar outros personagens, também.

Dá para dizer que a brincadeira só para quando o jogador quiser. Isso porque são mais de mil fases disponíveis! Há aplicativos para Android e iOS, além de sites com uma versão para quem prefere teclado e mouse.

2. 10 Bullets

Ten Bullets

Trata-se de um shooter com visual retrô, parecido com o atemporal Space Invaders. A diferença é que, para liquidar os alienígenas, o atirador dispõe de apenas dez projéteis.

Em outras palavras, o que vale aqui é a estratégia. Os detritos dos discos voadores podem danificar outras naves, numa reação em cadeia. Assim, a paciência e a pontaria contam mais que a agilidade.

O 10 Bullets pode ser jogado online.

3. Cut the rope

Cut the Rope

Falando em estratégia, não dá para deixar o Cut the Rope de fora. Esse joguinho já foi febre uns tempos atrás, embora nunca tenha conquistado o status de nomes como Tetris ou Candy Crush.

A dinâmica é a mesma das famosas máquinas de Goldberg – mecanismos complexos para executar tarefas simples. No caso, é preciso usar cordas, almofadas e bolhas para levar o doce até a boca de uma criatura esfomeada. A cada nova etapa, o desafio vai ficando mais difícil.

4. World’s Biggest Pac-Man

Pac-Man

Não é à toa que esse game virou um clássico. Sobrevivendo a diferentes plataformas desde as máquinas de fliperama de 1980, o Pac-Man continua sendo a distração perfeita.

Deve-se devorar as bolinhas ao longo do caminho sem se deixar atingir pelos fantasmas. Parece fácil, mas a tensão aumenta à medida que os inimigos começam a chegar mais perto.

No site World’s Biggest Pac-Man, você pode se perder em centenas de milhares de labirintos, muitos deles elaborados por fãs do jogo. Escape de uma sala para outra e prolongue a partida!

5. Atomas

Atomas

Ah, se as aulas de Química fossem assim… No game, ganha mais pontos quem consegue combinar o maior número de elementos químicos. Por exemplo, quando dois átomos de Hélio se juntam, geram um átomo de Lítio, mais valioso. As reações em cadeia também servem para aumentar a pontuação.

Atomas utiliza toda a tabela periódica, além de elementos fictícios. É uma maneira de testar conhecimentos – ou de aprender a matéria que você ignorou no Ensino Médio. Disponível para celulares.

6. Threes

Threes

Muita gente já quebrou a cabeça para juntar múltiplos de 2 até chegar a 2048. O que poucos sabem é que esse casual game foi inspirado em Threes, cuja mecânica é bem similar.

O começo é com blocos de 1 e 2. Juntos, eles somam o número 3. A partir daí, é necessário encontrar peças similares e uni-las, dobrando o valor e liberando espaço na grade.

Pode-se jogar Threes no browser ou no celular. Existem versões para todos os dispositivos.

Vale lembrar que esses e outros jogos online, por serem gratuitos, utilizam propagandas nos intervalos das rodadas. É preciso um pouco de paciência até que um anúncio ou outro rode por completo.

Isso não dá para mudar. No entanto, você não precisa sofrer com uma conexão lenta, que demore para carregar seus games favoritos. Conheça os Planos de Internet Fibra Ótica da TCA e aproveite seu tempo livre para jogar sem limites.