Você também pode ter o melhor da fibra ótica com a TCA. Contrate agora: 51 3541.9100

Não é de hoje que o buscador da Google se tornou o grande oráculo da internet. Se surgiu alguma dúvida, a ferramenta indica a resposta: quando Pelé nasceu? Quem é o presidente da República Tcheca? Como se faz bolo de chocolate?

O problema é que, para alguns assuntos, os primeiros resultados da pesquisa podem não ser suficientes. Você já deve ter se deparado com muita informação redundante, ou mesmo irrelevante, não é mesmo? Isso acontece porque a plataforma acumula um enorme volume de dados, mas não consegue interpretá-los tão bem.

Ainda é impossível conversar com o Google da mesma maneira que se faz com uma pessoa. A máquina responde a uma linguagem específica, baseada em comandos de computador. Por isso, conhecer alguns truques pode facilitar seu dia a dia.

1. Utilize palavras-chave

Digamos que você queira saber qual foi a seleção que venceu o mundial de futebol em 1962. Muitos usuários partem para a pergunta completa: qual foi o campeão da Copa do Mundo de 1962? Pode até funcionar, mas não é necessário elaborar uma frase tão detalhada. Basta utilizar os termos principais: campeão copa do mundo 62.

2. Use aspas para frases específicas

Por outro lado, uma busca com muitos termos pode ficar confusa e resultar em assuntos totalmente diversos. Assim, uma solução é utilizar aspas, garantindo que a ferramenta selecione páginas com a frase completa, na exata sequência das palavras inseridas. Ex.: “Navegar é preciso, viver não é preciso”.

3. Procure variações do termo

Um mesmo tipo de conteúdo pode ser redigido de diferentes maneiras, dependendo do autor. Buscar expressões similares, então, ajuda a ampliar a gama de resultados.

Utilize o atalho OR (“ou” em inglês) para efetuar múltiplas pesquisas ao mesmo tempo. Um exemplo para se aventurar na cozinha: “receita de pizza caseira” OR “receita de pizza artesanal” OR “receita de massa de pizza”.

4. Recorra ao asterisco

O símbolo da estrelinha funciona como um curinga. No lugar dele, o buscador inclui qualquer vocábulo. Ou seja, se você jogar “bolo de chocolate com *” no Google, vai encontrar variados acompanhamentos para a guloseima.

5. Exclua palavras desnecessárias

Taquara pode ser tanto um município gaúcho quanto um bairro do Rio de Janeiro ou o nome de um bambu. Para refinar a busca e ir direto ao ponto, use o hífen e exclua termos relacionados aos tópicos que não lhe interessam. Se quiser saber mais sobre nossa cidade, uma sugestão é: Taquara -“Rio de Janeiro” -bambu -RJ.

6. Pesquise em um site específico

Talvez seja difícil memorizar todas estas dicas logo de cara. Daqui a alguns meses, em meio aos 11,3 milhões de resultados para “truques do Google”, você vai se lembrar de ter lido algo sobre o tema no blog da TCA.

Pois grave pelo menos isso: há como vasculhar as nossas páginas e reencontrar este post rapidamente. Digite no buscador site:tca.com.br “Google”. Pronto: a ferramenta indicará apenas as menções à Google feitas no nosso site.

7. Verifique diferentes elementos

Também é possível especificar se as informações serão colhidas no título de uma página, na URL ou no corpo do texto. Os atalhos que antecedem o termo de busca são, respectivamente, intitle:, inurl: e intext:. Não use espaços.

Trata-se de um recurso interessante para selecionar notícias ou descobrir estabelecimentos comerciais. Vai que você queira abrir uma loja, mas já exista outra com o mesmo nome, né?

8. Busque sites similares

Essa é uma dica ótima para quem compra pela internet. Se os preços da sua livraria favorita não estão muito convidativos, que tal dar uma chance a serviços similares? Com o código related:endereçodaloja.com.br, a Google sugere outros vendedores.

9. Selecione as abas

Uma maneira básica – mas às vezes pouco aproveitada – de ir além da busca padrão é navegar pelas abas das categorias. Dessa forma, você pode visualizar apenas imagens, notícias, vídeos, mapas ou livros. É um jeito mais rápido e assertivo de encontrar a informação desejada.

10. Acione as ferramentas de pesquisa

Esses filtros qualificam ainda mais os resultados. Pode-se restringir a nacionalidade, o idioma ou a data da publicação, entre outros fatores.

Sua localização geográfica também é usada como ponto de referência, permitindo encontrar serviços próximos à sua casa. Nada mal para quando a maçaneta quebra e é preciso achar o chaveiro mais próximo.

Sabe de mais alguma dica? Deixe um comentário! E não se esqueça de conferir os Planos de Internet Fibra Ótica da TCA. Afinal, testar os macetes de busca da Google fica melhor com uma conexão estável e veloz, não é mesmo?